Um balanço da violência no futebol
Sociólogo Maurício Murad mostra como o tema segue sem uma solução e mostra números preocupantes em 2014
Um dos assuntos que preocupam a cada ano é o crescente número de mortes entre torcidas de futebol. Em 2014, infelizmente, ainda presenciamos novos episódios de barbárie e mortes.
O ANO DE 2014 CHEGANDO AO FINAL E...
...foram 18 as mortes comprovadas de torcedores, em consequência de conflitos entre grupos de torcidas organizadas no Brasil. Somos tricampeões mundiais - 2012/13/14.
...este número ainda pode chegar a 24 óbitos, porque há seis homicídios sendo apurados, com o inquérito policial ainda por finalizar.
...com um grau de crueldade de chamar a atenção, como no caso dos vasos sanitários no Estádio do Arruda, no Recife, e os atropelamentos na Rodovia Anchieta , em SP, com sinais de premeditação. Na soma, duas pessoas assassinadas.
...o número de 2014 é inferior aos 2 últimos anos, 2012 = 23 e 2013 = 30 óbitos.
...perfaz uma série histórica trienal de 71 mortes, quase 24 na média anual, duas a cada mês, o que é um índice altíssimo
...só 3% dos delitos, racismo inclusive, tão intenso neste ano, foram apurados mesmo.
...permaneceu entre 5 e 7%, os torcedores vândalos no interior das organizadas.
...um dado novo: 15% das torcidas foram reincidentes em atos de selvageria e violência.
...dos 31 detidos na barbárie da Arena Joinville, entre torcedores do Vasco e do Atlético Paranaense, passado um ano, nenhum está preso e dois ganharam na Justiça o direito de assistir nos estádios os jogos da Copa do Mundo.
...das 9 medidas anunciadas pelo governo federal, após este acontecimento, apenas (uma!) foi efetivamente implementada.
...pela enésima vez, repetimos que precisamos de um plano estratégico nacional permanente e integrado, prioridade de Estado e não somente de governo, para conter e reduzir as práticas de violência no futebol e não do futebol.
...medidas interinstitucionais articuladas de curto, médio e longo prazos, de repressão, de prevenção, de reeducação.
...onde estão as iniciativas mais do que necessárias e imediatas, que podem ser a síntese das 3 etapas desse plano proposto, desde maio de 1990, com base em nossas pesquisas de cunho científico? Por exemplo, o Disque-Denúncia das torcidas organizadas.
...não podemos nos esquecer da determinação constitucional (artigo 144), que segurança pública é um direito do cidadão, dever do Estado e responsabilidade de todos.
...que as autoridades públicas cumpram as suas obrigações constitucionais e sejam públicas, além de autoridades. Verdadeiramente!
Maurício Murad - Membro da Academia L!
Sociólogo, professor de sociologia dos esportes do mestrado da Universo e autor de Para Entender a Violência no Futebol faz um balanço sobre os principais casos de violência do ano. E traz resultados preocupantes.