Postado por - Newton Duarte

Barça em chamas: Clube Catalão rompe com a Fifa, e Messi não irá à premiação 'Balon D'Or'

Barcelona rompe com a Fifa, e Messi não irá à premiação de melhor do mundo

O Barcelona decidiu romper relações com a Fifa. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (08) por Josep María Bartomeu, presidente do clube catalão, e se trata de uma resposta a uma sanção que a entidade havia imposto à equipe. Como consequência, segundo o jornal espanhol "AS", o argentino Lionel Messi não irá à premiação do melhor jogador da temporada, no dia 12 de janeiro, em Zurique – ele é um dos três finalistas e disputa o prêmio com o português Cristiano Ronaldo e o alemão Manuel Neuer.

A Fifa puniu o Barcelona por aliciamento de jogadores menores de idade. O comitê de apelação da entidade confirmou em agosto de 2014 a pena imposta ao clube, que foi impedido de contratar nas duas próximas janelas de transferências e ainda recebeu multa de 450 mil francos suíços (R$ 1,2 milhão).

Na época, a Fifa disse em notas oficiais que a condenação teve relação com comportamento recorrente e com o mau exemplo que o Barcelona vinha representando. Além disso, a entidade alegou que o clube respondeu com informações "gerais e pouco específicas" quando foi questionado sobre política de contratação e aliciamento de menores.

O Barcelona respondeu na época e disse que a resolução "atestava contra o espírito do clube". No entanto, a Fifa ratificou a sentença.

Como esgotou instâncias de apelação, o Barcelona decidiu romper com a Fifa. Segundo o jornal espanhol "AS", Bartomeu vai enviar uma carta a Joseph Blatter, presidente da entidade, para mostrar descontentamento e explicar a decisão.

"As relações com a Fifa voltarão quando terminar a sanção", disse Bartomeu ao diário.

Caso a punição não seja retirada, Messi não deve estar na cerimônia da Bola de Ouro, prêmio dado ao melhor jogador do mundo na temporada passada. O argentino foi recebeu a láurea da Fifa entre 2009 e 2012, mas foi destronado por Cristiano Ronaldo em 2013.