Postado por - Newton Duarte

Base desmoronada

Base desmoronada

Talisca e Mádson


A recente saída de Vitinho do Botafogo para o CSKA-RUS exemplifica uma tendência que habita o futebol brasileiro nos últimos anos. Cada vez menos os nossos clubes conseguem manter as suas revelações por muito tempo. Com isso, a maioria deles é composta por elencos com poucos jogadores formados em casa e com uma identificação que o torcedor gosta e sente falta de ver. 
O reflexo deste êxodo precoce - muito justificado também pela situação econômica dos clubes - fica evidente na artilharia completa do Campeonato Brasileiro deste ano. Dos 395 gols anotados na competição, apenas 15,9% (63) são de atletas formados na base dos clubes que defendem atualmente. Além disso, oito desses tentos foram marcados por jogadores que já foram vendidos para o exterior, exemplos de Wellington Nem, ex-Fluminense, e Bernard (foto), ex-Atlético-MG, ambos negociados com o Shakhtar Donetsk-UCR.
Famoso pelo bom trabalho nas categorias de base nas temporadas mais recentes - vendeu o craque Neymar para o Barcelona no início do Brasileirão de 2013 -, o Santos é um dos poucos que parecem ter a paciência de apostar na evolução de suas promessas. Talvez por isso seja o clube com a maior média de gols anotados pela garotada da própria base na Série A: 7 dos 16 marcados (43,7%) pelo time.
Bem curiosos são os dados estatísticos do Coritiba em relação ao assunto. Sete dos 20 gols anotados pelo Coxa no Brasileirão foram convertidos por jogadores revelados no Alto da Glória. São seis do meia Alex, que passou 15 temporadas longe do clube paranaense e retornou neste ano, e um de Geraldo, atacante angolano.
As torcidas de Corinthians, Ponte Preta e Vasco ainda não tiveram o gostinho de vibrar neste Brasileiro com algum gol de um atleta oriundo da base do clube. Apesar de ser o atual campeão mundial, o Timão não dispõe de uma peça sequer no time titular formada em casa. O Flamengo é outro exemplo de categorias inferiores mal aproveitadas. O lema do clube que diz que "Craque, o Flamengo faz em casa" foi deixado de lado. Nixon é o único jogador que se tornou profissional no Rubro-Negro carioca que já balançou a rede na Série A deste ano.
Veja a lista de gols de jogadores da base dos clubes do Brasileirão:

numerologos jogadores base gols 3


Fonte: Cassius Leitão – Blog Numerólogos – GE.COM

Foto: ECB