Postado por - Newton Duarte

Basquete: Brasil perde para o 'dream team' em amistoso

Com altos e baixos, Brasil perde para 'Dream Team' em Chicago

Não foi desta vez que o Brasil foi páreo para o "Dream Team". Em amistoso visando a Copa do Mundo da Espanha, que acontece entre os dias 30 de agostoe 14 de setembro, os Estados Unidos venceram o Brasil por 95 a 78, na arena United Center, em Chicago, na noite deste sábado.

Os comandados do técnico Rubén Magnano alternaram muitos altos e baixos e não conseguiram segurar o forte time americano, que foi apoiado o tempo todo pela torcida que lotou o ginásio do Chicago Bulls.

O time verde e amarelo sofreu verdadeiros "apagões" no primeiro e último quartos, enquanto no segundo e terceiro saiu vencedor em pontuação. Pelo lado brasileiro, os destaques foram Tiago Splitter, Raulzinho e Rafael Hettsheimeir, enquanto Anthony Davis, Derrick Rose, Kenneth Faried e Stephen Curry desequilibraram a favor do "Tio Sam".

O cestinha do confronto foi Anthony Davis, com 20 acertos. Splitter foi o que mais pontuou pelo Brasil, com 16 pontos.

Depois da partida contra os Estados Unidos, a delegação brasileira embarca para Ljubljana, para a disputa do Torneio Internacional da Eslovênia contra a Lituânia ( dia 21), Eslovênia (22) e Irã (23). No dia 24, a equipe nacional viaja para Granada, na Espanha, e dois dias depois faz um amistoso com o México. A estreia na Copa do Mundo está marcada para o dia 30 contra a França.


Derrick Rose foi aclamado pela torcida, já que atua pelo Chicago Bulls. Ele foi bem nas infiltrações do ataque americano

1º quarto: O jogo começou equilibrado, com as seleções alterando a frente no placar, porém Stephen Curry desequilibrou e os americanos abriraram sete pontos de vantagem, com 17 a 10. Nervoso em quadra, o time brasileiro passou a errar muitos passes, o que resultou em contra-ataques eficientes do time norte-americano, que fez 29 a 15 antes do estouro do cronomêtro. Nenê e Varejão foram os melhores pelo lado brasileiro, enquanto Anthony Davis e Stephen Curry chamaram a atenção pelo time do “Tio Sam”.

2º quarto: A Seleção Brasileira voltou melhor à quadra. Duas bolas de três caíram e o aproveitamento na zona do garrafão melhorou, o que resultou na queda para quatro pontos apenas da vantagem americana (35 a 31). No fim, os brasileiros voltaram a errar passes e cederam alguns pontos aos Estados Unidos. Mesmo assim, o segundo quarto terminou em 22 a 16 a favor do Brasil, totalizando o primeiro tempo em 45 a 37 para o “Tio Sam”.

3º quarto: O time verde e amarelo voltou bem do intervalo. O ponto forte dos brasileiros foram as infiltrações de Raulzinho, que entrou bem no jogo, e as bolas de três de Rafael Hettsheimeir. Pelo lador norte-americano, Derrick Rose continuou desequilibrando na marcação e no ataque. Na defesa, Varejão foi eficiente nos rebotes e o Brasil acabou vencedor do terceiro quarto, com o placar de 26 a 23 (68 a 63 Estados Unidos).

4º quarto: No entanto, o “Dream Team” voltou com tudo para o último quarto da partida. Os americanos acertaram a defesa, enquanto os brasileiros voltaram a errar, especialmente Marcelinho Huertas, que teve muitos erros de passe durante o duelo. O resultado foi que em apenas quatro minutos, os sobrinhos do “Tio Sam” marcaram 12 pontos, contra apenas dois dos brasileiros abrindo 17 pontos de frente. A partir daí, os Estados Unidos continuaram superiores nos rebotes e mais eficientes na marcação e na armação das jogadas. Assim como no primeiro quarto, o Brasil sofreu um "apagão" e acabou derrotado no último quarto por esmagadores 27 a 15 e na partida por 95 a 78.


Tiago Splitter, que atua no campeão San Antonio Spurs, teve boa atuação e foi o destaque do time brasileiro

Sul-Americano Feminino:

A Seleção Brasileira feminina garantiu vaga nas semifinais do Campeonato Sul-Americano ao vencer o Equador por 72 a 49, na noite deste sábado, na cidade de Ambato, no Equador.

Com o resultado, as comandadas do técnico Luiz Zanon também conquistaram vaga no Pré-Olímpico das Américas, que acontecerá no Canadá, em 2015. Para chegar ao Pan-Americano de Toronto-2015, as brasileiras precisarão ao menos do terceiro lugar no Sul-Americano.