Postado por - Newton Duarte

Bate e volta? Sob festa, Romagnoli chega, veste camisa e se reúne com a diretoria

Sob festa, Romagnoli chega, veste camisa e se reúne com a diretoria

Argentino desembarcou no começo da tarde deste domingo, enquanto alguns torcedores foram ao aeroporto da capital baiana com faixas e pedidos de permanência

Romagnoli chegou e vestiu a camisa do Bahia

Romagnoli enfim está em Salvador. Mas, ao que tudo indica, não por muito tempo. O jogador tem afirmado desde maio que não desejaria cumprir o acordo firmado anteriormente. Mesmo assim, a diretoria do clube baiano enviou passagens para que o argentino pudesse se reunir no Brasil e definir o futuro. O meia foi recepcionado pelo motorista do Bahia, que o levou direto para o hotel onde membros da diretoria já o aguardavam.

Mesmo sem definição sobre a permanência, Romagnoli vestiu a camisa personalizada que foi entregue pelo clube no aeroporto. Entretanto, o esperado é que ele reafirme o desejo de permanecer no San Lorenzo. O Tricolor não deve fazer objeções, mas vai exigir o pagamento da multa existente no pré-contrato, que é de R$ 1 milhão.

Em seus primeiros momentos em Salvador, Romagnoli percebeu um pouco do entusiasmo da torcida tricolor. Dezenas de torcedores estiveram no aeroporto para saudar o jogador e tentar convencê-lo a ficar no clube. Com faixas e cânticos de “Fica, Pipi” e “o campeão chegou”, os torcedores cercaram o meia no trajeto entre a sala de desembarque e o estacionamento.

- Tenho contrato e há possibilidade (de jogar no Bahia). Tenho que conversar com a diretoria do Bahia. Seria algo bom, mas tenho que ver. Fico feliz com essa festa da torcida – comentou o jogador, cercado pelos tricolores presentes no aeroporto.

[**ADS**]

Durante o trajeto para o carro, Romagnoli distribuiu autógrafos e tirou bastante fotos com os torcedores. Ainda deu tempo de um pedido especial feito pela torcida:

- Bora Bahia – repetiu o argentino ao ser solicitado por um torcedor.

A novela entre o Bahia e o jogador se arrasta desde o início deste ano. Em janeiro, as duas partes assinaram um pré-contrato para que o jogador pudesse vestir a camisa do tricolor. O acordo previa a apresentação do jogador em julho, logo após o fim do contrato dele com o clube argentino San Lorenzo. Houve, inclusive, uma campanha da diretoria do time baiano de que iria anunciar oficialmente o camisa 10 quando o clube chegasse à marca dos 30 mil sócios.

Argentino ainda não tem futuro definido, mas ganhou o carinho dos torcedores no aeroporto

Entretanto, desde meados de maio, Romagnoli tem dado sinais de arrependimento. Com o San Lorenzo avançando de fase na Libertadores, o argentino disse, por diversas vezes, que não iria cumprir o acordo com o Bahia. O Tricolor, por sua vez, teve uma postura radical e afirmou que levaria o caso à Fifa. Além da multa prevista no contrato, o clube ameaçou pedir o ressarcimento dos gastos feitos durante a negociação e uma suspensão do atleta pelo não cumprimento do que havia sido acordado.

Passou-se o dia 30 de junho – quando chegou ao fim o contrato do jogador com o San Lorenzo – e ele não se apresentou em Salvador. Romagnoli afirmou que o vínculo dele com o time argentino tinha uma cláusula de renovação em caso de avanço na Libertadores. O San Lorenzo foi campeão continental e seguiu-se uma sequência de posições contrárias.

O argentino recebeu camisa com o seu nome e o número 100

Antes mesmo da decisão, o empresário do jogador afirmou que ele iria cumprir corretamente o contrato com o Bahia. Ou seja, estaria em Salvador para atuar pelo Tricolor logo após a decisão da Libertadores. Na Argentina, no entanto, Romagnoli afirmou estar arrependido do pré-contrato e que teria o interesse de continuar no San Lorenzo.

As opiniões divergentes aconteceram também no Tricolor. Se inicialmente se mostrou irredutível quanto a exigência do pagamento da multa, a diretoria do Bahia mudou de ideia. O clube cogitou o aproveitamento do atleta, inclusive após consulta à CBF que garantiu a possibilidade de inscrição mesmo após o encerramento da janela de transferências internacionais. O retorno à posição inicial só aconteceu quando os tricolores perceberam que Romagnoli não pretendia mesmo cumprir o pré-contrato.

A definição do que acontecerá entre as partes só será divulgada nesta segunda-feira. O provável é que Romagnoli volte a afirmar que quer ficar no San Lorenzo. O Bahia, por sua vez, exigirá o pagamento da multa. Mas essas são cenas para os próximos capítulos.

Entenda o caso  

Romagnoli assinou um pré-contrato com o Bahia no primeiro semestre deste ano, para defender o Tricolor a partir de julho. No entanto, o San Lorenzo, clube que defende e do qual é ídolo, chegou à final da Libertadores, cuja última partida foi disputada em 13 de agosto. Diante disso, o jogador conseguiu prorrogar seu vínculo com o clube argentino e sagrou-se campeão do torneio continental.  

Torcedores levaram faixas ao aeroporto de Salvador

O meia vinha declarando repetidas vezes que se apresentaria ao Bahia após a Libertadores e deixaria a decisão final nas mãos do clube baiano. Apesar do encerramento da janela de transferências internacionais no último dia 3, o jogador ainda poderia ser inscrito no Campeonato Brasileiro, já que o Bahia havia obtido da CBF para isso: o contrato de Romagnoli com o San Lorenzo havia sido encerrado após a disputa da final da competição continental, o que descaracteriza sua chegada ao Fazendão como transferência internacional.

Apesar de ter o caminho livre para defender o Tricolor e cumprir o pré-contrato firmado, Romagnoli voltou a afirmar, na última semana, em um canal de TV argentino que sua vontade é permanecer no Ciclón. O jogador deve declarar novamente suas intenções e pagar a multa de cerca de R$ 1 milhão que deve ao clube baiano.