Postado por - Newton Duarte

BaxVice: o que está em jogo

BaxVice: o que está em jogo no clássico deste domingo, na Arena

Vitória sonha em vencer o rival para chegar à liderança

Todos os ingressos arquibancada já foram vendidos - só resta cadeira. Vitória quer a liderança do Brasileiro. O Bahia, vingança!


As equipes de Bahia e Vitória se encontram mais uma vez neste domingo (21), na Arena Fonte Nova. Se os quatro confrontos de 2013 aconteceram pelo Baianão, o duelo de agora vale pela sétima rodada do Brasileirão - desde 2003 os dois times não se encontravam pelo Nacional. E o clássico vem carregado de expectativas. Isso porque o Rubro-negro levou a melhor este ano com ampla vantagem - venceu três jogos, dois por goleada, e empatou outro. De quebra, levou o título estadual em cima do rival.

As duas goleadas sofridas diante do Vitória (5 a 1 e 7 a 3) abalaram o Bahia e promove uma série de mudanças no clube. Os técnicos Jorginho e Joel Santana acabaram demitidos, o antigo diretor de futebol Paulo Angioni pediu para a sair, a torcida, revoltada, pediu a cabeça do então presidente Marcelo Guimarães Filho e promoveu o público zero durante os jogos do Bahia. Do lado da Toca do Leão, a gozação rolou solta enquanto o time, comandado pelo técnico Caio Júnior melhorava a cada dia dentro de campo.

Contra prognóstico de especialistas e desânimo de torcedores, Bahia e Vitória começaram com tudo o estadual. O Bahia já esteve no G-4, enquanto o Vitória ocupou até a liderança. Hoje, na sétima rodada, o Leão é terceiro, com 13 pontos, enquanto o Esquadrão está na sétima posição, com 12. No caso do Vitória, é possível chegar a liderança vencendo o Bahia, mas outros resultados precisam acontecer - Santos ganhar ou empatar com o líder Coritiba. Já o Bahia sonha em volta ao grupo dos quatro primeiros e também vingar as derrotas vexatórias no primeiro semestre.

A previsão é casa cheia no domingo. Os ingressos para o setor de arquibancada já estão esgotados -só tem cadeira especial. A grande atração rubro-negra é o atacante argentino Maxi Biancuchi, artilheiro do Brasileirão com seis gols. Mas é possível que o trio de ferro do Vitória - Renato Cajá, Escudero e Maxi - sofra uma baixa para o clássico. Escudero sente dores por conta de uma pancada na coxa e é dúvida para o jogo. O técnico Caio Júnior prefere esperar até minutos antes da partida para definir a equipe, com ou sem Escudero.

Apesar disso, o treinador está confiante para o jogo e aposta em seu time. "A palavra é coragem. Eu quero ir até o fim com uma equipe corajosa, agressiva, que vai ter os problemas do jogo, como nós tivemos, mas que tem a reação e busque a vitória”. Já o volante Michel destaca a importância do jogo e mira a liderança. "Esse é um clássico muito importante. Temos que focar na partida, que vai ser muito difícil. Sabemos da qualidade do adversário e, fazendo o nosso papel, podemos até ser o líder da competição. Quem sabe o Santos não ganha do Coritiba?”.

Já o Bahia vai a campo sem os volantes Fahel, Diones e o meia Marquinhos, todos suspensos. Mas, ainda assim, a expectativa é de um bom jogo e a primeira vitória em cima do rival em 2013. Jogam Rafael Miranda, Feijão e Wallyson. Treinador que devolveu o ânimo à torcida e jogadores, o técnico Cristóvão ressalta a volta por cima do Bahia. "Eu acompanhei tudo isso e agora é um momento em que a equipe conseguiu resgatar coisas importantes para competir. É uma equipe hoje confiante, com autoestima muito melhor do que encontrei e futebol é jogo de moral. É importante isso. A equipe está moralizada pela campanha que faz no campo. É lá que a gente vai resolver".

Segundo o treinador, todo o elenco está ciente da importância do clássico que está por vir. "A equipe está em um momento de equilíbrio dentro do campo. Estamos bastante focados e concentrados no campeonato, naquilo que a gente precisa, naquilo que nos fortaleça e nos dê confiança. O que me deixa motivado é ver o orgulho e motivação deles (dos jogadores), eles estão muito confiantes. Sabemos da responsabilidade do jogo, do desejo da torcida e a gente vai procurar honrar isso. Espero que domingo seja um jogo completamente diferente dos que passaram".


Tabela interativa da Série A com atualização online


Fonte: IBahia.com

Fotos: ECB e Arisson Marinho