Postado por - Newton Duarte

Bélgica vence a Rússia e garante vaga; Raio-X e o Gol

Hazard acorda no fim, Origi marca, Bélgica vence a Rússia e garante vaga

Estrela belga fica escondida a maior parte do jogo, quebra gelo na reta final e deixa atacante, substituto de Lukaku, livre para fazer o gol da vitória

Na arquibancada do Maracanã, um torcedor tirou um breve cochilo, e outros tantos gritaram "times sem vergonha". A Bélgica acordou tarde, mas a tempo de mostrar que seu caminho é estar entre os grandes do futebol. Com uma vitória por 1 a 0 sobre a Rússia, neste domingo, garantiu sua classificação no Grupo H para as oitavas de final da Copa do Mundo.  Contou com a aparição final de seu craque Hazard e o gol de Origi aos 42 minutos do segundo tempo. Na última rodada, terá a Coreia do Sul pela frente. Já os russos enfrentam os argelinos e ainda possuem uma ponta de esperança, dependendo de uma combinação de resultados. Coreia e Argélia jogam às 16h deste domingo (de Brasília).

Origi acerta o gol aos 42 minutos do segundo tempo e garante a vaga

A expectativa em torno da Bélgica se concretizou nos primeiros minutos de jogo. Com domínio da bola, deixava a Rússia acuada, mas sem conseguir uma grande jogada capaz de assustar o goleiro Akinfeev. Sem poder contar com uma boa atuação de Hazard e Lukaku, a seleção belga passou a explorar o lado direito de seu ataque com Mertens, autor de um dos gols na virada sobre a Argélia na primeira rodada.

No entanto, quem precisou trabalhar primeiro foi o goleiro Courtois. Em uma boa jogada de Shatov, a bola ficou com Fayzulin, que chutou de esquerda, da entrada da área, obrigando o camisa 1 da Bélgica a fazer grande defesa no canto direito.

Glushakov e Witsel: jogo com poucas finalizações até o segundo tempo

Mertens, então, começou a aparecer mais efetivamente e levou a defesa da Rússia à loucura, principalmente, o lateral-esquerdo Kombarov, vítma de uma sequência de dribles, capaz de empolgar os torcedores belgas. No entanto, faltou pontaria nas finalizações e mais capricho nos cruzamentos.

A Bélgica perdeu aos 30 minutos o lateral-esquerdo Vermaelen, que havia sentido um problema no joelho esquerdo ainda no aquecimento. Vertonghen entrou em seu lugar, mas não mudou o ritmo da seleção belga.

No entanto, aos 44 minutos, a Rússia teve a melhor chance de abrir o marcador. Em uma de suas poucas investidas no ataque, o volante Glushakov cruzou da esquerda, e Kokorin cabeceou livre, nas costas de Kompany, mas a bola foi para fora, deixando o grito de gol guardado para o segundo tempo.

A Rússia voltou do intervalo ficando mais tempo com a bola e aumentou o número de jogadores no campo de defesa da Bélgica. A troca de passes no meio-campo russo melhorou, e Glushakov teve uma boa chance aos nove minutos, chutando cruzado por cima do gol de Courtois.

Belgas comemoram o gol salvador

A Bélgica demorou para se encontrar no segundo tempo. Até Kombarov, vítima de Mertens na primeira parte do jogo, encontrou espaço e oportunidade para se aproximar do ataque com certo perigo.

Com a dificuldade, o técnico Marc Wilmots resolveu mudar. Ele tirou o atacante Lukaku e colocou Origi, aos 13 minutos do segundo tempo, repetindo uma substituição feita na vitória sobre a Argélia, que melhorou o poderio ofensivo naquele jogo.

Por lesão, o técnico Fabio Capello fez sua primeira mudança, tirando Kozlov, colocando Eshchenko. Manteve a estrutura do time, que vinha sendo mais efetivo do que a Bélgica, controlando bem o confronto.

Na tentativa de mudar o jogo, Wilmots fez uma mudança tática, invertendo Mertens e Hazard de lado. Mesmo assim, não conseguia ficar com a bola, nem ser perigoso no ataque, sucumbindo a marcação da seleção da Rússia, com Glushakov e Fayzulin preenchendo bem os espaços no meio do campo.

A Bélgica se defendia, e a Rússia se soltava. O inverso do que se esperava no início do confronto. Aos 30 minutos, Wilmots fez última mudança. Ele tirou Mertens, que havia sumido do jogo no segundo tempo e colocou Mirallas.

A reta final do jogo apresentou dois time sentindo o cansaço. Aos 36, Eshchenko teve boa chance, mas chutou para fora. Pouco depois, Capello colocou Dzagoev em campo no lugar de Shatov. Mas quem resolveu aparecer para o jogo foi Hazard. Aos 39, bateu falta na trave. Em seguida, fez grande jogada dentro da área, mas a bola parou na defesa russa. A torcida brasileira não perdoou e gritou "times sem vergonha".

Mas Hazard tinha uma carta na manga. Em grande jogada pelo lado esquerdo, encontrou Origi no meio da área para fazer o gol salvador e garantir a vitória belga, aos 43 minutos do segundo tempo. Agora, com a certeza de que estará nas oitavas de final de uma Copa do Mundo, como aconteceu na sua última participação em 2002.


Bélgica 1x0 Rússia

Copa do Mundo – Grupo H


Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ

Data: 22 de junho de 2014, domingo

Horário: 13 horas (de Brasília)

Público:

Árbitro: Felix Brych-ALE

Assistentes: Mark Borsch-ALE e Stefan Lupp-ALE

Cartões amarelos: Alderweireld e Witsel (Bélgica); Glushakov (Rússia)

Gols: Bélgica: Origi, aos 42’ 2ºT

Bélgica: Courtois; Alderweireld, Van Buyten, Kompany e Vermaelen (Vertonghen); Witsel e Fellaini; De Bruyne, Hazard e Mertens (Mirallas); Lukaku (Origi)

Técnico: Marc Wilmots

Rússia: Akinfeev; Kozlov (Eshchenko), Ignashevich, Berezutsky e Dmitry Kombarov; Glushakov, Fayzulin, Samedov (Kerzhakov) e Shatov (Dzagoev); Kanunnikov e Kokorin

Técnico: Fabio Capello

O CARA

Eden Hazard

A sua atuação lembrou muito a de Messi contra o Irã. Sem brilho, sem empolgar, em um time que pouco fez para merecer a vitória e com o adversário tendo chances até pare vencer. Aí no final o camisa 10 vai lá e resolve. É pouco, é verdade, mas é um lance que define uma vitória, o que em uma Copa do Mundo é sempre fatal. Esteve longe dos seus melhores dias, mas a jogada para o gol de Origi foi belíssima.

O GOL

43’/2T: GOL DA BÉLGICA!

Hazard faz a jogada do eu sozinho pela esquerda, passa pelos adversários, chega à linha de fundo e toca para trás. E aí ficou mais fácil para Origi, que finalizou no alto, marcar o gol da vitória.

A Tática

Bélgica x Rússia

Bélgica x Rússia

O técnico Marc Wilmots corrigiu o erro da escalação da primeira partida e colocou desde o início o volante Fellaini e o meia atacante Mertens, que entraram bem na partida de estreia. Na lateral esquerda, quem entrou foi Vermaelen, que deixou Vertonghen no banco. Mas não durou muito, saiu lesionado. Na Rússia, esquema espelhado aos belgas, 4-2-3-1, com Shatov centralizando a armação das jogadas e deixando Kokorin para ser o perigo no ataque. Esta última parte não funcionou muito.

A ESTATÍSTICA

19

Com 19 anos e 65 dias, Origi é o primeiro jogador abaixo dos 20 anos a marcar um gol em Copa do Mundo desde Lionel Messi, em 2006. É também o jogador mais jovem a marcar um gol na história da Bélgica.,

Atuações: Hazard e Origi decidem no finzinho para belgas; Kokorin vai mal

Kompany domina a zaga belga, que também tem como destaques o goleiro Courtois e o atacante Origi. Shatov é o melhor da Rússia, que vacila na zaga e no ataque

Header Belgica (Foto: Infoesporte)

COURTOIS - GOLEIRO

Segurança garantida debaixo das traves belgas, fez boas defesas em chutes de longe de Fayzulin e Shatov.

Nota: 7,0

ALDERWEIRELD - LATERAL-DIREITO

Lateral mais ofensivo, arriscou bons lançamentos e apoiou sempre que possível. Na defesa, deu espaços a Shatov e Kombarov pelo seu lado. Levou cartão amarelo por um carrinho desnecessário.

Nota: 6,0

VAN BUYTEN - ZAGUEIRO

Bom pelo alto, nem tanto por baixo. Deixou espaços para que os meias russos arriscassem de longe.

Nota: 6,5

KOMPANY - ZAGUEIRO

Atuação de alto nível na zaga. Foi perfeito no combate direto, especialmente em lance que ganhou de Kokorin no mano a mano. Pelo alto, cometeu uma falha no primeiro tempo, mas o camisa 9 russo não aproveitou. Na etapa final, não deu brecha aos adversários por cima.

Nota: 8,0

VERMAELEN - LATERAL-ESQUERDO

Lesionou-se no aquecimento e tentou ir para o jogo mesmo assim. Estava produzindo pouco e limitando-se a marcar, mas sentiu de novo e saiu com 30 minutos do primeiro tempo.

Nota: 5,5

VERTONGHEN - LATERAL-ESQUERDO

Entrou no lugar de Vermaelen e manteve a postura defensiva do titular. Falhou na marcação de Kokorin pelo alto e foi discreto.

Nota: 5,5

WITSEL - VOLANTE

Volante inteligente, distribui bem o jogo e sabe dar boas enfiadas. Levou cartão amarelo por parar contra-ataque perigoso, mas, no geral, marcou com lealdade.

Nota: 6,0

FELLAINI - VOLANTE

Como seu companheiro de cabeça de área, tentou organizar o meio de campo, mas foi menos ofensivo do que no primeiro jogo, quando fez gol.

Nota: 6,5

MERTENS - MEIA

Nos primeiros 45 minutos, foi quem mais incomodou a defesa russa com penetrações em velocidade e muita habilidade. Caiu de produção no segundo tempo e foi substituído.

Nota: 7,0

MIRALLAS - MEIA

Entrou na vaga de Mertens e teve duas chances de fazer o seu gol. Acertou a trave em cobrança de falta e parou em Akinfeev em chute cara a cara.

Nota: 6,0

DE BRUYNE - MEIA

Concentrou a armação das jogadas de ataque no primeiro tempo e conseguiu alguns bons lançamentos, que não foram aproveitados.

Nota: 6,5

HAZARD - MEIA

Estava totalmente apagado do jogo até a metade da segunda etapa, quando acordou para decidir o jogo. Primeiro, recebeu na área, limpou a jogada e quase fez. Pouco depois, penetrou pelo lado esquerdo do ataque e cruzou com precisão para Origi marcar.

Nota: 7,5

LUKAKU - ATACANTE

Ficou devendo. Preso à marcação, arriscou apenas um chute a gol e carimbou a zaga.

Nota: 4,5

ORIGI - ATACANTE

Entrou no lugar de Lukaku e já vinha sendo mais participativo que o titular, quando teve a oportunidade de marcar em ótima jogada de Hazard e não desperdiçou.

Nota: 7,0

Header Russia (Foto: Infoesporte)

AKINFEEV - GOLEIRO

Tentanto se recuperar após falha feia contra a Coreia, não comprometeu. Foi bem em bomba de Mertens e chute cara a cara de Mirallas. Não teve culpa no gol.

Nota: 6,5

KOZLOV - LATERAL-DIREITO

Confuso nas poucas vezes que tentou apoiar, marcou com eficiência. Saiu com cãibra.

Nota: 5,0

ESHCHENKO - LATERAL-DIREITO

Substituiu Kozlov e teve uma boa chance de colocar a Rússia em vantagem ao receber boa bola de Shatov, mas chutou cruzado para fora. Foi envolvido no lance do gol belga.

Nota: 5,0

BEREZUTSKIY - ZAGUEIRO

Vinha bem na defesa, ajudou a anular Lukaku, mas, no fim, foi facilmente driblado por Hazard no lance que decidiu o jogo.

Nota: 4,5

IGNASHEVICH - ZAGUEIRO

Atento na marcação e com alguns cortes providenciais, acabou sendo superior ao companheiro de zaga.

Nota: 6,5

KOMBAROV - LATERAL-ESQUERDO

Teve trabalho na marcação de Mertens na primeira etapa, mas, quando subiu ao ataque, apoiou bem e deu alguns bons cruzamentos, que levaram perigo à meta de Courtois.

Nota: 6,0

GLUSHAKOV - VOLANTE

Fez bem a proteção à zaga, tanto que a Bélgica não teve muitas chances. Levou amarelo por entrada dura em Mertens. Teve uma chance no ataque, mas pegou mal na bola e mandou para fora.

Nota: 6,5

FAYZULIN - VOLANTE

Volante mais insinuante que o parceiro de cabeça de área, arriscou alguns chutes a gol e, num deles, exigiu boa defesa de Courtois.

Nota: 6,5

SAMEDOV - MEIA

Tentou organizar as jogadas de ataque e voltou também para ajudar a marcação. Poderia ser mais incisivo.

Nota: 5,5

KERZHAKOV - ATACANTE

Substituiu Samedov no finzinho e, sem tempo, o veterano atacante não conseguiu ajudar a equipe desta vez como havia feito na estreia da Copa ao fazer o gol contra os coreanos.

Sem nota

KANUNNIKOV - MEIA

Atuação muito ruim. Quando não se escondeu do jogo, estragou os lances de ataque de que participou. A bola parecia queimar nos seus pés.

Nota: 3,5

SHATOV - MEIA

Foi o melhor jogador ofensivo do time russo. Organizou as jogadas, deu trabalho a Courtois em chute de meia distância e puxou bons contra-ataques que os companheiros não aproveitaram. Inexplicavelmente, foi substituído.

Nota: 7,0

DZAGOEV - MEIA

Entrou na vaga de Shatov e pouco se apresentou para o jogo.

Nota: 5,5

KOKORIN - ATACANTE

Teve a grande chance de colocar a Rússia em vantagem no fim do primeiro tempo ao cabecear livre para fora. Na maior parte do tempo, foi dominado pelos zagueiros adversários

Nota: 4,5


Fontes: Thales Soares - Rodrigo Breves/GE.COM - Felipe Lobo/Trivela

Fotos: Agência Getty Images – AP – AFP