Postado por - Newton Duarte

#BENFica? #NÃOFica!

Com proposta, Talisca está próximo de acordo com o Benfica

Com proposta, Talisca está próximo de acordo com o Benfica

Apesar do interesse da Udinese, da Itália, e do Sporting-POR, o meia Anderson Talisca deve aceitar a proposta de outro grande clube do futebol europeu. Grande revelação do tricolor baiano, a joia do Fazendão está prestes a trocar a Bahia pelo futebol português antes do término da Copa do Mundo.

Próximo de deixar o Fazendão, saída que deve acontecer até o fim desta semana, a maior promessa das categorias de base do Bahia deve assinar contrato com o Benfica. Não é a primeira vez que o time português tira uma um talento do futebol baiano. Em junho de 2007, os portugueses foram responsáveis por comprar David Luiz, revelado no Vitória.

Sem porcentagem dos direitos econômicos, mas responsável pela parte federativa do jogador, o Bahia não receberá o valor integral da negociação. Dos quase R$ 13 milhões, a diretoria do time baiano vai arrecadar 50%, após um acordo feito com empresários do jogador. No início do ano, com um valor abaixo do apresentado recentemente, a Udinese tentou levar o jogador. A proposta, no entanto, não agradou as partes e o clube italiano fez uma nova investida nos últimos dias. Apesar da quantia agradar, agora, o jogador optou por ir para Portugal.

Não apenas Anderson Talisca foi alvo de cobiça dos europeus durante a pausa para Copa do Mundo. O lateral-esquerdo Pará, de 18 anos, foi procurado por um representante do Standard Liége, da Bélgica, mas a diretoria do Bahia não quis se desfazer do jovem atleta que subiu para o profissional neste ano.

Curta carreira no Bahia

Talisca sempre se destacou pelo bom futebol apresentado nas categorias de base, seja como segundo volante ou na fase final como meia, homem de armação. Ainda muito abaixo do nível físico ideal para profissional, foi promovido ao principal no início do ano passado, quando teve algumas chances com Jorginho. Neste período, inclusive, fez um trabalho físico especial ao lado de Ítalo Melo. Meses depois, entre uma boa apresentação e outra, ganhou a confiança do novo comandante Cristóvão Borges e encerrou o Campeonato Brasileiro da Série A como peça fundamental da equipe.

Em 2014, com a chegada de Marquinhos Santos, ainda que tenha atuado diversas vezes fora da posição original, Anderson Talisca brilhou e salvou o Bahia inúmeras vezes. Artilheiro do Bahia no ano, com oito gols, a grande joia tricolor foi eleita como grande destaque do Campeonato Baiano, após o primeiro título como profissional.

No Brasileirão, como nove rodadas até a pausa para Copa do Mundo, Talisca foi peça importante, apesar da equipe estar uma posição à frente da zona do rebaixamento, e marcou duas vezes.


Fonte: Felipe Santana – Bahia Notícias

Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias