Postado por - Newton Duarte

Binha de São Caetano diz que se 'vencer não é zebra, é por capacidade'

Entrevista: Binha de São Caetano diz que se "vencer não é zebra, é por capacidade"

Candidato à presidência do Tricolor respondeu dez perguntas

A série de entrevistas com os candidatos à presidência do Bahia chega ao fim hoje, com o instrumentista Flávio Alexandre Filho, 54 anos, o popular Binha de São Caetano:

Por que você se sente capaz de ser presidente do Bahia?

Eu tenho toda a estrutura emocional, social e cultural. Não consigo entender o Bahia passar por essas dificuldades, é o maior clube do Norte-Nordeste. É uma falta de administração. Tenho as melhores propostas para o Bahia.

Qual a primeira medida que vai tomar caso seja eleito?

Investir nas divisões de base. Equilibrar as dívidas do clube, conseguir 50 mil sócios, contratar uma empresa de marketing e outra jurídica em busca de grandes parcerias. E ir em busca de novos talentos no nosso próprio estado.

Como será a composição da sua diretoria? Já tem nomes?

Não tenho autorização para divulgar. As pessoas são de nome na Bahia e fora do estado. Tem um amigo meu de São Paulo, que mora no Morumbi, que tem um bom poder financeiro e estaria na diretoria. Mas o Bahia não precisa de gente com dinheiro para administrar. O Bahia é um grande clube, uma marca mundial. Eu presidente, é de imediato focar em vencer uma Copa do Brasil.

O que você considera negativo na gestão atual? E o que pretende manter?

Não tenho que falar os erros e acertos. Tenho que mostrar meus acertos e não criticar quem já passou. Se eu vencer não quero salário, nem meu sub (presidente Zé Tricolor). Quero que meu salário vá para a base do clube.

Qual perfil de contratações irá buscar?

Confio muito em Charles, continuaria com ele. Teria que contratar um diretor, gostaria de ter jogadores nível Fernandão, um meia-esquerda, um meia-direita. Mas primeiro  queremos investir na base. Vemos talento nos jogadores que  estão aí e não queremos estrelas, como Maxi, por exemplo, que não resolveu. Quando a instituição paga em dia, qualquer jogador quer jogar. Eu presidente, a primeira coisa é pagar em dia todos os profissionais. Todos os funcionários vão almoçar, jantar e tomar café juntos. Não pode haver discriminação.

O que pretende fazer para aumentar a receita do clube?

Tem que sair em busca de parceria, de verba para o Bahia. O marketing vai ser responsável por atrair receitas. Temos que ver a questão da Caixa Econômica Federal, o que nos tirou R$ 7 milhões? Vou atrás da Caixa, ela vai ter obrigação de apoiar e anunciar na camisa do Bahia. A maioria da torcida do Bahia tem conta na Caixa. Vasco e Flamengo resolveram a questão para receber o patrocínio, por que o Bahia não resolve? Binha vai resolver. Confiem em Binha. Silvio Santos não era culto e montou império, Lula foi um grande gestor, Paes Mendonça  construiu um império.

Qual Bahia você enxerga nos próximos três anos?

Um Bahia campeão baiano, Nordeste, Copa do Brasil, Série B. Meta é ser campeão da Copa do Brasil e subir para a Série A na posição de campeão. Não importa se o Flamengo recebe tantos milhões ou o São Paulo, quero saber o orçamento que o Bahia  teme vou conseguir os títulos dentro desse orçamento. O Grêmio, Inter, Cruzeiro e Atlético recebem menos que outros e são campeões de tudo, por que o Bahia não pode?

Sua candidatura surpreendeu. Considera-se uma zebra?

Pode ser uma zebra pelo fato de eu ser humilde, não ter curso superior. Mas para vencer a eleição não precisa ter dinheiro, morar na Graça, Vitória, Tijuca, Morumbi ou Ipanema. Para analisar um candidato tem que analisar os projetos. A visão de ótica, de ética, o caráter. Se eu vencer não é zebra, é por capacidade. Tenho 54 anos e viajo com o Bahia há 30.

Como acha que vai ser a repercussão da sua candidatura após a eleição?

Eu não estou na cabeça ou no coração de ninguém, cada um pensa o que quer. Eu moro num país democrático, segundo dizem. Tenho direito a sair como candidato a governador, deputado, presidente do Bahia... Isso mostra que, se você tem um sonho, tem a possibilidade.

Você buscou apoio de Paulo Maracajá?

Maracajá não vai apoiar ninguém, mas é o melhor presidente que passou no Bahia. Eu amo Maracajá, campeão de tudo no Bahia. Ele liga pra mim e eu ligo pra ele. Se ele viesse me apoiar seria de muito valor. Maracajá botou o Bahia no Clube dos 13. Se ele me apoiasse eu gostaria muito, pois o apoiei em tudo e apoio, mas ele tem o direito de não apoiar.