Postado por - Newton Duarte

Bola de Ouro da FIFA; Merecimentos e choradeiras

Cristiano Ronaldo desbanca Messi, ganha a Bola de Ouro pela 2ª vez e chora

No ano em que não ganhou nenhum título, o português Cristiano Ronaldo, atacante de 28 anos do Real Madrid, foi eleito o melhor jogador de 2013 e recebeu a Bola de Ouro pela segunda vez em sua carreira. O atacante brasileiro Neymar, do Barcelona, ficou em quinto lugar.

Ao subir no palco com o filho Cristiano Ronaldo Júnior, o atacante chorou e fez um discurso emocionado em português após ganhar o troféu das mãos de Pelé.

"Não há palavras para descrever este momento. Estou muito feliz. Obrigado a todos os meus companheiros de Real Madrid e de seleção. Todos sabem como foi difícil ganhar esta bola. Eusébio e Madiba [Nelson Mandela] também foram importantes para mim. É muito emocionantes para mim. Eu não consigo falar", afirmou Cristiano Ronaldo.

O prêmio foi concedido pela FIFA e pela revista francês "France Football" em cerimônia em Zurique, na Suíça.

Os outros dois jogadores concorrentes finalistas eram o meia francês Franck Ribéry, do Bayern de Munique, e o atacante argentino Lionel Messi, do Barcelona.

Cristiano Ronaldo ganhou com 1.365 pontos (27,99%), seguido por Messi, com 1.205 (24,72%) e Ribery, com 1.127 pontos (23,36%). O sueco Zlatan Ibrahimovic, do PSG, ficou em quarto, uma posição à frente de Neymar. Andrés Iniesta, do Barcelona, foi o sexto.

Cristiano Ronaldo já havia recebido a Bola de Ouro, de 2008, quando estava no Manchester United.

Depois, começou o reinado de Messi. O argentino foi eleito o melhor do mundo em 2009, 2010, 2011 e 2012.

Para a premiação de 2013, Ronaldo era apontado como favorito para levar o prêmio, já que teve uma temporada melhor, em números, do que Messi – fez mais gols (69 a 45), deu mais assistências (17 a 14) e brilhou pela seleção de Portugal em uma eliminatória europeia complicada, enquanto a Argentina via facilidade na América do Sul.

Ribéry, 30, era considerado azarão na disputa, apesar de o Bayern de Munique ter sido campeão europeu.

O treinador da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, votou em Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, como melhor do mundo em 2013, na eleição da FIFA.

A Bola de Ouro é entregue ao vencedor de uma votação feita por técnicos, capitães das seleções e alguns jornalistas.

Com terno vinho, Messi disputa 'prêmio' de roupa mais chamativa com Fernanda Lima

Lionel Messi conseguiu concorrer com a apresentadora Fernanda Lima durante a festa de premiação dos melhores do mundo, em Zurique, na Suíça, nesta segunda-feira.

Depois de um polêmico terno usado na festa do ano passado, o meia-atacante argentino novamente resolveu inovar no vestuário e apareceu com um terno vinho assinado pela grife Dolce & Gabbana.

No palco, quem ganhou outra vez a atenção, mas de forma mais discreta, foi a brasileira Fernanda Lima.

A supermodelo brasileira Adriana Lima, chamada ao palco ao lado do ex-atacante Ronaldo e de Neymar (usando um terno do estilista Ricardo Almeida), também se destacou com um vestido verde (do designer paulista Samuel Cirnansck), mas mais discreto que o de Fernanda. Mas ganhou a atenção ao dar seu palpite sobre os finalistas da Copa.

Fernanda Lima foi escolhida para apresentar a festa ao lado do ex-atacante holandês Ruud Gullit depois do sucesso que causou no sorteio do grupo da Copa do Mundo, no começo de dezembro.

Se na Bahia, a global apareceu com um vestido dourado e um decote chamativo, na Suíça não houve decote, mas o vestido verde também se destacou no meio de ternos serenos dos homens que subiram ao palco, com exceção de Messi.

Pelé chora ao receber prêmio e diz: "Completei a minha coleção"

"Há poucos nomes que se destacam na história, mas quando se fala em futebol há apenas um nome que fica acima de todos". Assim, o presidente Joseph Blatter anunciou o primeiro prêmio da Bola de Ouro da FIFA de Pelé. Maior jogador da história do futebol, ele jamais recebeu o prêmio de melhor jogador do mundo da FIFA porque o troféu foi criado apenas na década de 90. Nesta segunda-feira, porém, a entidade realizou uma premiação especial para o rei do futebol.

Pelé foi aplaudido de pé quando subiu ao palco muito emocionado para receber o prêmio honorário. Chorando e sem palavras, o rei do futebol assistiu a um vídeo com os melhores momentos e gols de sua carreira, uma bela homenagem para o único jogador a vencer a Copa do Mundo três vezes. Após a exibição das imagens, Pelé pôde agradecer o prêmio e lembrou de todos os que passaram pela carreira, agradeceu massagistas, fisioterapeutas, além de amigos e familiares.

"Muito obrigado pela acolhida maravilhosa. Eu prometi a minha família que não ia chorar, mas eu sou muito emotivo. Em primeiro lugar queria agradecer a Deus por me dar saúde, aos meus amigos. Tudo o que consegui foi por causa dos meus amigos, das pessoas que me davam chuteiras, dos fisioterapeutas, dos massagistas, compartilho com eles este troféu. Nos 25 anos que joguei no Santos e mais alguns anos no Cosmos eu recebi muitos prêmios, mas ficava com ciúmes porque todos aqueles caras recebiam (o prêmio de melhor jogador) e eu não porque não jogava na Europa e não tinha prêmio na América do Sul. Mas agora posso dizer que completei minha coleção de troféus", agradeceu o ex-jogador.

Na época de Pelé, o troféu Bola de Ouro premiava apenas os melhores jogadores do futebol europeu e o brasileiro atuou por quase toda sua carreira no futebol nacional e parte dela nos EUA, e, por isso, nunca havia participado da premiação. A Bola de Ouro só passou a ser um prêmio em escala mundial na década de 90.

O ídolo brasileiro já tinha subido ao palco antes de receber a homenagem, para falar sobre a Copa do Mundo no Brasil. Ao lado de Amarildo e Cafú, o rei do futebol usou tom saudosista para falar sobre o Mundial e elegeu a Copa de 70, sua última Copa do Mundo, como a melhor da carreira.

"É difícil dizer qual é a melhor Copa. Na primeira Copa eu tinha 17 anos. Então era um sonho para mim, eu estava lá participando da Copa. Eu acho que a mais importante foi a de 70, a quarta e última com o Brasil. E eu pensei que eu não posso pendurar a chuteira perdendo ela, e Deus foi muito bom comigo", agradeceu Pelé.

Pelé marcou 1281 gols na carreira, conquistou três Copas do Mundo, seis Campeonatos Brasileiros e 20 prêmios individuais, entre eles os de Atleta do Século promovido pelo COI em 1999 e de melhor jogador do século, promovido pela FIFA em 2000.

Platini critica derrota de Ribéry na Bola de Ouro

O ex-meia francês Michel Platini, hoje presidente da Uefa, não escondeu a decepção pelo fato do compatriota Franck Ribéry ter sido superado pelo português Cristiano Ronaldo na disputa da Bola de Ouro.

"Estou muito decepcionado por Ribéry. No ano que vem, vamos voltar ao duelo Messi-Ronaldo, daqui a dois anos será Ronaldo-Messi...", lamentou o dirigente em entrevista à televisão francesa L'Equipe 21.

Ribéry, que conquistou cinco títulos em 2013 com o Bayern de Munique (Liga dos Campeões, Campeonato Alemão, Copa da Alemanha, Supercopa da Europa e Mundial de Clubes), foi eleito melhor jogador da Europa pela Uefa, entidade presidida por Platini.

O ex-camisa 10 criticou os critérios de atribuição da Bola de Ouro, que segundo ele dá mais importância para o desempenho individual dos jogadores desde 2010, quando a Fifa passou a organizar o evento ao lado da revista France Football, que criou o prêmio em 1956.

"Estou decepcionado porque durante 50 anos a Bola de Ouro levou em conta os resultados, os títulos conquistados pelos jogadores. Agora, estão avaliando o valor global dos jogadores e isso é um problema", apontou Platini.

"Franck, que ganhou tudo, poderia ter conquistado o prêmio. O fato de nenhum espanhol ter sido premiado em 2010 [a Espanha foi campeã mundial, mas o troféu foi para Messi] também é um problema. Para Franck, era este ano ou nunca, como para os espanhóis em 2010", ressaltou.

Apesar das críticas, Platini fez questão de parabenizar o dono da Bola de de 2013. "Cristiano Ronaldo é um belo vencedor da Bola de Ouro."

Momento em que Riberý fala: "Como já disse muitas vezes, o melhor do mundo é Messi"

Neymar é eleito o melhor entre os piores do mundo e termina em 5º lugar

Na eleição de melhor jogador do mundo de 2013 promovida pela Fifa, Neymar recebeu votos, basicamente, de representantes de países que estão entre os piores no futebol.

Ele ficou na quinta colocação, atrás, pela ordem decrescente, do português Cristiano Ronaldo, do argentino Messi, do francês Ribéry e do sueco Ibrahimovic.

O eleitorado do atacante brasileiro concentrou-se em países que ocupam as últimas posições no ranking da Fifa, que tem 209 integrantes.

Ele foi votado, por exemplo, por jogadores, treinadores e jornalistas de San Marino (207º), Somália (203º), Eritreia (200º), Samoa Americana (196º), República Democrática do Congo (196º), ilhas Cayman (194º), Ilhas Virgens Norte-Americanas (193º), Brunei (190º), Madagascar (187º), Suazilândia (186º), Bahamas (185º), Vanuatu (180º), Ilhas Salomão (172º), Dominica (167º), Coreia do Norte (138º) e Filipinas (127º).

Entre os 64 jogadores e técnicos que estarão na Copa e participaram da votação, somente cinco optaram por Neymar, como segundo ou terceiro melhor do planeta.

O capitão argentino Messi, seu companheiro no Barcelona, o apontou como terceiro colocado. Outras lembranças vieram de Austrália, Costa Rica e Coreia do Sul.

No ano passado, com a seleção brasileira, Neymar sagrou-se campeão e craque da Copa das Confederações, antes de se transferir ao Barça. Por conta do gol que fez contra o Japão, chegou a concorrer para o gol mais bonito da temporada, mas perdeu para Ibrahimovic.

Na premiação de 2011, após conquistar a Taça Libertadores da América pelo Santos, ficou na décima posição.

Neymar comemora seu primeiro gol no Campeonato Espanhol pelo Barcelona contra o Real Sociedad no estádio Camp Nou, em Barcelona (Espanha)

O técnico do Brasil, Luiz Felipe Scolari, votou, pela ordem, em Cristiano Ronaldo, Messi e Ibrahimovic na eleição da Fifa.

O zagueiro Thiago Silva optou por Messi, Ibrahimovic, seu colega no Paris Saint-Germain, e Cristiano Ronaldo. Foi votado quatro vezes – inclusive como melhor do mundo, pelo capitão de Madagascar e pelo técnico da China.

Além de Neymar, Messi indicou outros parceiros de time: Iniesta, em primeiro, e Xavi.

Cristiano Ronaldo preferiu o colombiano Falcao García, o galês Bale e o alemão Özil.

A partir de uma lista de 23 nomes apontados pela Fifa e especialistas da "France Football", os capitães e os treinadores de 209 seleções e jornalistas de alguns desses países escolhem. Em dezembro, a FIFA divulga os três mais votados, sem revelar a ordem.

Um voto para melhor atleta vale cinco pontos. Para segundo, três. Para terceiro, um.

Clique aqui para ver a lista completa dos votos da Fifa (em PDF).


SAIBA MAIS

Tabela completa União Tricolor Bahia Copa São Paulo Jr

Tabela completa União Tricolor Bahia do Campeonato Baiano 2014

O ingrediente 'secreto' da feijoada Tricolor

Colírio para 'mais um ensaio sobre a cegueira'


Fonte: AFP – UOL – Folha de São Paulo

Fotos: AFP Photo / Fabrice Coffrini