Postado por - Newton Duarte

Bom Senso FC: Braços cruzados e 'chutões' pelo Brasil; Veja

Em protesto, jogadores cruzam os braços em silêncio no início dos jogos

Bom Senso FC organiza manifestação nos primeiros segundos dos jogos Grêmio x Vasco e Goiás x Ponte Preta. Em Bota x Lusa, protesto acontece antes do apito


O movimento Bom Senso FC articulou uma manifestação para os jogos da Série A do Brasileiro disputados nesta quarta-feira. Na partida entre Vasco e Grêmio, marcada para as 19h30m, os jogadores entraram com uma faixa com os dizeres "Um futebol melhor para todos", contra o atual calendário do futebol. Após o apito do árbitro Francisco Carlos do Nascimento para o início da partida, os jogadores dos dois times ficaram parados por 30 segundos, com os braços cruzados, em protesto silencioso. Só depois desse tempo Barcos e Kleber deram a saída. Ao fim do primeiro tempo, o árbitro deu um minuto de acréscimo, mas encerrou a etapa com 45 minutos de bola rolando.

Foto publicada pelo Bom Senso FC no Facebook com as manifestações desta quarta-feira

A iniciativa se repetiu na partida entre Goiás e Ponte Preta, também marcada para as 19h30m. No jogo entre Botafogo x Portuguesa, que teve início às 21h, a situação mudou: os jogadores cruzaram os braços antes do apito inicial apenas.

Faixa carregada pelo jogadores com a mensagem contra o calendário

Na terça-feira, o grupo já havia comunicado em sua página no Facebook que iria "demonstrar o descontentamento e a preocupação com o desinteresse da CBF na questão que envolve um calendário mais equilibrado e justo para o futebol brasileiro". Após o apito inicial dos jogos, foi publicada no Facebook uma foto do ato.

A primeira manifestação aconteceu na 30ª rodada, quando os jogadores dos 20 times da Série A deram abraços coletivos antes dos jogos. O Bom Senso FC é um movimento organizado pelos jogadores com o objetivo de lutar por melhores condições de trabalho para a classe. A principal bandeira é a reformulação do calendário do futebol brasileiro, com a diminuição de jogos realizados por ano. O grupo negocia com a CBF, que já admitiu algumas mudanças para 2015, embora estas não tenham agradado aos jogadores.

Jogadores de Grêmio e Vasco cruzam os braços em protesto do Bom Senso

Sob ameaças de punição, jogadores do São Paulo e Flamengo protestam com 'bicões'

Jogadores protestaram com bicões de um lado para o outro

Jogadores protestaram com bicões de um lado para o outro

Sob ameaças de levar cartão amarelo em caso de manifestação do Bom Senso FC, os jogadores de São Paulo e Flamengo não cruzaram os braços, como aconteceu nas demais partidas desta quarta-feira. Assim que o árbitro Alício Pena Júnior apitou o início do confronto, os atletas permaneceram em seus campos de defesa, mas chutaram a bola de um lado para o outro, sem movimentação.

Vamos votar:

Bahia x Ceará A BELA TRICOLOR Katiely Kathissumi precisa do seu voto

Não deixe de ler:

VÍDEO: Momentos Mágicos - Bahia, o 1o Campeão do Brasil

Bahia 0 x 0 Atlético-MG - Raio-X - Melhores Momentos

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

Antes da partida, Alício Pena Júnior assumiu que, em caso de manifestação, iria punir os jogadores com o cartão amarelo. Inclusive o zagueiro Chicão, do Flamengo, perguntou ao repórter Flávio Ortega, da Rádio ESPN, sobre o que o juiz teria falado com a reportagem.

O ato teve quase um minuto de duração. A bola ia de um campo para o outro, com chutões por parte dos esportistas das duas equipes. Paulo Henrique Ganso jogou para o lado do Flamengo. Chicão devolveu. Paulo Miranda, de novo, entregou a bola para o time carioca. Alguns jogadores como Elias e Paulo Victor permaneceram com os braços cruzados.

Quando o relógio marcou 55 segundos, o capitão são-paulino, Rogério Ceni, com as bolas nos pés, bateu palmas e deu um bico para frente, marcando o reinício da partida.

Antes mesmo do apito inicial, os atletas dos clubes se abraçaram no círculo central. Após a execução do hino nacional, Rogério Ceni ainda correu para conversar com Léo Moura, capitão do time rubro-negro, sobre a manifestação.


Fonte: GE.COM - ESPN

Foto: Dudu Contursi / Futura Press – Reprodução - Gazeta Press