Postado por - Newton Duarte

Botafogo 1 x 2 Bahia - Melhores momentos - Skout

Bahia vira para cima do Botafogo, respira, e deixa rival longe da ponta

Glorioso não consegue se aproximar do Cruzeiro, enquanto baianos estão invictos no returno. Gol da vitória, feito por Obina, foi em posição irregular

Quando encontrou Fernandão no primeiro turno, o Botafogo não deve ter gostado nada das boas-vindas. Foram do atacante os dois gols da derrota (2 a 1) no Batistão. Quando Obina era do Flamengo, também andou incomodando o Alvinegro. E neste domingo deram muita, mas muita dor de cabeça aos torcedores do vice-líder do Campeonato Brasileiro. Com duas cabeçadas, eles marcaram na virada de 2 a 1 do Bahia, pela 23ª rodada, no Maracanã - Edilson havia aberto o placar, de falta. Mas há que se destacar que, no segundo gol tricolor, Obina estava em posição irregular. Mas também há que se destacar que o time do técnico Cristóvão Borges foi superior a maior parte do jogo. 

O apito final mostrou claramente o que o resultado representava. Botafoguenses com as mãos na cabeça, incrédulos, e tricolores em clima de título, vibrando, se abraçando. Não é para menos: o Glorioso, que pela primeira vez perdeu em casa neste Brasileirão, agora está oito pontos atrás do líder Cruzeiro - 42 a 50. Já os baianos, com 31, deixam o Z-4 mais distante, e o sonho do G-4 fica mais perto. No segundo turno, aliás, nenhuma derrota - dois empates e duas vitórias.
- É inexplicável a sorte que eu tenho nesse lugar. É maravilhoso voltar ao Maracanã, a gente precisando da vitória. Eu fico ali no banco, mas a galera confia e mim. É uma vitória que nos dá um pouco mais de esperança. O Bahia tem um elenco que é muito aguerrido. Talvez não tenha um craque, mas tem jogadores que se dedicam muito para ajudar. Aí está uma vitória sobre uma equipe que é candidata ao titulo - disse Obina, eufórico.

No lado do Botafogo, o goleiro Jefferson lamentou a virada nos minutos finais.

- A gente sonha com o título, pensa... É triste ter esses pontos perdidos dentro de casa. Agora é levantar a cabeça. O time se precipitou muito no primeiro tempo. No segundo, a gente insistiu, insistiu e não tivemos calma para matar. Eles acabaram conseguindo os gols deles.
Não dá para descansar. No meio de semana as equipes vão para o mata-mata. Na quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), o Botafogo encara o clássico com o Flamengo, pelas quartas de final da Copa do Brasil, no Maracanã. O Bahia tem uma viagem longa até a Colômbia para pegar o Nacional de Medellín, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. A partida acontece na quinta, às 21h50m.

Obina celebra o gol da virada do Bahia no Maracanã

O que vale é bola na rede

Um toque errado, um domínio não executado... Os desencontros de Seedorf com a bola pareciam algo isolado, fruto de uma tarde pouco inspirada do meia. Mas, não. O desempenho abaixo do esperado foi generalizado. Trapalhada na defesa, saídas equivocadas, meio de campo travado e, consequentemente, atacantes sem muitas opções. Os gritos dos torcedores pareciam não ter acordado o Botafogo.

O Bahia é que estava inflado, tamanho era o volume de jogo. Com Wallyson no banco, Cristóvão Borges optou por Marquinhos Gabriel, peça importante no time. Algumas triangulações, toques de bola e uma pressão inversa ao que se esperava no Maracanã. Foram os baianos que dominaram. Arriscaram, chutaram muito mais vezes no primeiro tempo: 13 a 2. Em duas delas Fernandão e Barbio passaram bem perto. 

Mas o futebol não é lógico. Premiado mesmo é quem acerta a rede. E bastou uma falta sofrida por Rafael Marques para o princípio de vaias virar cantos de “Fogo, eu te amo”. A força com que Edilson acertou a cobrança foi a mesma que os alvinegros usaram para comemorar o gol. Era uma bola defensável, mas a sorte vestia preto e branco.

Seedorf viveu tarde pouco inspirada. O holandês deixou o jogo no intervalo

A virada é de cabeça

Não só sorte. A competência de Oswaldo de Oliveira ao sacar Seedorf no intervalo e lançar o jovem Hyuri também contou. É como se tivesse desfeito um nó no time. O Botafogo se soltou mais. O técnico aproveitou que o Bahia precisava se expor e partir para o ataque e, pela direita, Hyuri usou e abusou da velocidade, driblou, perdeu duas chances claras. Alex, que substituiu Elias, lesionado, também esquentou o clima do jogo. Passou perto de marcar. O problema é que Marcelo Lomba se recuperou da falha no gol de falta de Edilson e fez três grandes defesas.
Cristóvão gostou da brincadeira tática e resolveu mudar peças também. Wallyson entrou no lugar do lateral Madson. Aí os tricolores foram para cima. Teve desvio na zaga adversária, Jefferson salvando, salvando e salvando, quase uma repetição dos 45 minutos iniciais: muito chute e nenhum na rede. Saiu Barbio, entrou Obina. Dois centroavantes para acabar com o que parecia uma mandinga debaixo das traves dos cariocas.
E os centroavantes souberam fazer direitinho o trabalho certo. Com a cabeça feita. Fernandão e Obina, que entrou durante o jogo, marcaram em jogadas aéreas e mudaram a cara do jogo. Viraram a partida. O de Obina, porém, em impedimento, validado pela arbitragem. Ao apito final muita, mas muita comemoração. E dor de cabeça do outro lado.

DESTAQUES DO JOGO

  • Tarde incomum

Seedorf

O holandês não foi bem enquanto esteve em campo. Ele acabou sacado no intervalo do jogo para a entrada de Hyuri. O time alvinegro cresceu.

  • Carrasco

Fernandão

No primeiro turno, quando encarou o Botafogo, o Bahia venceu por 2 a 1, gols do atacante. Desta vez, foi dele o tento que alavancou a virada.

  • Estatística

Finalizações

Ao longo do jogo, o Bahia teve muito mais arremates a gol que o Botafogo: foram 23, contra 11 do rival, mais que o dobro. No fim, o placar apontava 2 a 1.

Atuações: Seedorf faz péssima partida, e Wallyson é o destaque

Holandês vai mal e fica com a pior nota do Botafogo. Já atacante entra durante a partida e dá duas assistências nos gols da virada do Bahia

MARCELO LOMBA - GOLEIRO - Nota: 7,5

Falhou no gol, mas salvou o Bahia no segundo tempo com pelo menos três defesas milagrosas sendo um dos responsáveis diretos pela vitória.

MADSON - LATERAL-DIREITO - Nota: 5,0

Apareceu pouco na partida. Poderia ter dado mais suporte ao time na frente.

WALLYSON - ATACANTE - Nota: 8,0

Mudou a cara do jogo. Duas assistências para os gols de Fernandão e Obina.

LUCAS FONSECA - ZAGUEIRO - Nota: 5,0

Ajudou a conter alguns lances do Botafogo, mas levou drible que poderia ter terminado em gol.

TITI – ZAGUEIRO - Nota: 6,5

Foi eficiente nas roubadas de bola, o líder do time no quesito. 

RAUL - LATERAL ESQUERDO - Nota: 4,5

Na defesa, levou sufoco de Hyuri pelo seu lado, e foi substituído por Jussandro.

JUSSANDRO - LATERAL ESQUERDO - Nota: 6,0

Entrou e melhorou o sistema defensivo.

FEIJÃO - VOLANTE - Nota: 6,5

Cometeu a falta que resultou no gol do Botafogo, mas foi muito bem nos desarmes. 

DIONES - VOLANTE - Nota: 6,0

Ajudou a fechar espaços. Boa participação tática. 

HÉLDER - VOLANTE - Nota: 5,0

Até arriscou finalização de fora da área, mas pecou na execução dos passes.

MARQUINHOS GABRIEL - MEIA - Nota: 6,5

Voltou ao time e mostrou muita disposição. Com velocidade, armou ataques e trocou passes com os companheiros.

FERNANDÃO - ATACANTE - Nota: 7,5

Foi premiado pela insistência. Não desistiu em nenhum momento e foi premiado com o gol de empate após dar trabalho constante para os zagueiros do Botafogo.

WILLIAN BARBIO - ATACANTE - Nota: 5,5

Muita velocidade, o que causou problemas para a zaga do Botafogo. No entanto, na hora de finalizar acabou errando, principalmente em lance de contra-ataque no segundo tempo.

OBINA - ATACANTE - Nota: 7,0

Entrou no segundo tempo e, mesmo com muitas vaias, mostrou ter estrela para sacramentar a virada do Bahia com gol de cabeça no fim.


SKOUT - BOTAFOGO 1 X 2 BAHIA

Faltas cometidas

Passes errados

Roubadas de bola

Raul 3

Titi 5

Titi 4

Feijão 2

Raul 4

Feijão 4

Titi 1

Hélder 4

Lucas Fonseca 2

Hélder 1

Fernandão 4

Hélder 1

Diones 1

Feijão 4

Diones 1

Wiliam Barbio 1

Diones 3

Fernandão 1

Obina 2

Wiliam Barbio 1

Wallyson 2

Madson 1

Lucas Fonseca 2

Jussandro 1

Marquinhos Gabriel 2

Jussandro 1

Madson 1

Wiliam Barbio 1

Programação Semanal de Treinos

Tricolor não treinará em Salvador esta semana

Após vencer o Botafogo por 2 a 1, no Maracanã, o Tricolor agora se prepara para mais dois desafios. A equipe não treinará essa semana em Salvador, já que fará uma viagem internacional no meio da semana.

Na quinta-feira (26), o Bahia vai até a Colômbia enfrentar o Atlético Nacional de Medellín, em partida válida pelas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana.

Já no próximo domingo (29), o Esquadrão encara o Vasco, às 16 horas, na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro.

Confira a programação semanal de treinos

Segunda-feira (23): 11h45 - Embarque do Rio para Medellín / Chegada prevista para 20:00(horário de Medellin);

Terça-feira (24): 16 horas - Treino em Medellín;

Quarta-feira (25): 16 horas - Treino em Medellín;

Quinta-feira (26): 21h50: Jogo contra o N. de Medellín, no A. Girardot;

Sexta-feira (27): 09h35: Embarque para Salvador

Sábado (28): 01h00: Chegada prevista em Salvador / Concentração;

Domingo (29): 16 horas: Jogo contra o Vasco, na Arena Fonte Nova.


Fonte: ECB – GE.COM

Foto: ECB, Satiro Sodré/Agência Estado e Vítor Silva/SSPress