Com gols de Gabigol e Gabriel Jesus, Seleção Olímpica goleia
Depois do 6 a 0 contra dominicanos, sub-23 faz 5 a 1 no Haiti no seu segundo amistoso no Amazonas e é aplaudida pelos quase 28 mil torcedores. Gabigol marca duas vezes
A Seleção Olímpica do Brasil goleou o Haiti por 5 a 1, nesta segunda-feira, na Arena da Amazônia, em Manaus. Os gols foram marcados por Maicon e Vinícius Araújo no primeiro tempo e por Gabriel Jesus e Gabriel "Gabigol" (dois) na etapa final. Belford descontou para os rivais. Esta foi a segunda vitória brazuca nos amistosos que o time treinado por Rogério Micale fez na capital amazonense (na sexta-feira o time goleara a seleção principal da República Dominicana por 6 a 0). E mais uma vez contou com um ótimo público. 27.282 presentes (22.774 pagantes) e renda de R$ 713.855,00.
Rival mais qualificado do que a República Dominicana (no ranking da Fifa é o número 77 e os dominicanos estão em 119°), vindo de uma boa campanha na Copa Ouro (caiu nas quartas) e de uma vitória por 3 a 1 sobre El Salvador na sexta-feira passada, o Haiti deu indícios de seria um adversário mais complicado para os garotos brasileiros, até porque o treinador Rogério Micale escalou os jogadores considerados reservas e que não atuaram na derrota para a França e na goleada sobre os Dominicanos. Por isso, o jogo começou complicado, com os haitianos Monumat e Nazon dando trabalho aos defensores brazucas, a ponto do lateral-direito Maicon logo ter levado um amarelo ao fazer uma falta (providencial).
O Brasil tocava muito a bola, mas apenas Valdívia (o Colorado entrou com a camisa 10) dava velocidade, principalmente quando atuava pela esquerda do ataque. Mas o Haiti se fechava muito bem e só foi vazado 35 minutos, quando o volante Wallace, da intermediária, fez um lançamento rasteiro para Maicon. O lateral que atua no Livorno das Itália que entrou nas costas da marcação e bateu no canto do goleiro Ceus. Um gol que lembrou o que o lateral fez contra a República Dominicana (naquela partida, atuando como lateral-esquerdo, recebeu de Dória).
O gol descontrolou o setor defensivo do Haiti. Aos 41 minutos saiu o segundo gol, numa falha gritante dos visitantes. Após receber uma atrasada no fogo, o goleiro Ceus rechaçou mal demais. O santista Gabriel conseguiu dominar a bola e, vendo o companheiro Vinícius Araújo muito melhor colocado, tocou para o cruzeirense bater com categoria, ampliando para 2 a 0.
No segundo tempo, o Brasil voltou com duas alterações, o lateral Wendell no lugar de Maicon e Gabriel Jesus na vaga de Vitinho. Logo aos quatro minutos a revelação palmeirense mostrou serviço. Após cruzamento de Valdívia pela direita, Gabriel Jesus apareceu livre e tocou de primeira. 3 a 0. Os erros de marcação do Haiti eram muitos e o Brasil se aproveitou disso para fazer mais gols. Aos 37, Felipe Anderson, que acabara de entrar no lugar do aplaudidíssimo Valdívia, levou uma gravata de Andrew na área. Gabriel cobrou e ampliou. Aos 41, Felipe Anderson recebeu dentro da área e deu um presente para Gabigol, quase em cima da linha, ter o trabalho apenas de tocar para o gol e marcar o seu segundo gol na partida. No minuto seguinte, Belford fez uma bonita jogada e fez o gol de honra que levou ao delírio os cerca de 100 torcedores haitianos que marcaram presença na Arena da Amazônia.
Brasil 5 X 1 Haiti
Seleção Olímpica – Amistoso internacional
Dia e hora: 13/10/2015 - 19h (de Brasília)
Local: Arena da Amazônia, Manaus (AM)
Árbitro: Mario Devivar (PAR)
Áuxiliares: Carlos Cácerese e Rodney Aquino (PAR)
Renda / Público: R$ 649.645,00/ 19.537 pagantes (24.626 presentes)
Cartões amarelos: Maicon e Vitinho (BRA), Alcenat (HAI)
Gols: BRASIL: Maicon 34’/1ºT (1-0), Vinícius Araújo, 41'/1ºT (2-0), Gabriel Jesus, 4'/2ºT (3-0), Gabriel (pênalti), 37'/2ºT (4-0), Gabriel, 41/2ºT (5-0); HAITI: Belford, 42'/2ºT (5-1)
BRASIL: Uilson; Maicon (Wendell, Intervalo), Lucão (Fred, 18'/2ºT), Marlon e Douglas Santos; Wallace (Lucas Silva, 18'/2ºT), Rodrigo Caio e Valdívia (Felipe Anderson, 35'/2ºT); Gabriel, Vinícius Araújo (Kenedy, 26'/2ºT) e Vitinho (Gabriel Jesus, Intervalo). Técnico: Rogério Micale
HAITI: Ceus; Alcenat, Mechack, Christian e Maurice (Avesca, 18'/2ºT); Millien (Printemps, 18'/2ºT), Monumat, Thuriere e Andrew; Nazon (Belford, 18'/2ºT) e Listner (Alexander, 15'/1ºT). Técnico: Marc Collat