Postado por - Newton Duarte

Brasil goleia EUA em amistoso preparatório; Veja

Crias do Santos brilham, e Seleção Olímpica goleia Estados Unidos

Após quatro dias da vitória por 2 a 1 no Recife, a Seleção Brasileira olímpica venceu os Estados Unidos novamente neste domingo. No Mangueirão, em Belém (PA), a equipe canarinha goleou os norte-americanos por 5 a 1, com atuações de destaque de revelações do Santos, como Felipe Anderson e Gabriel, que marcaram dois gols cada.

O Brasil entrou em campo com uma formação diferente daquela que venceu os EUA na semana passada, com o objetivo de observar mais atletas para a disputa das Olimpíadas em 2016. Desta vez, o técnico Rogério Micale utilizou Uílson, Zeca, Lucão, Marlon e Jorge; Rodrigo Caio, Walace e Valdívia; Gabriel, Vinícius Araújo e Gustavo Scarpa.

Atualmente na Lazio, Felipe Aderson ingressou na partida aos 14 minutos do primeiro tempo, como substituto de Valdívia, que saiu com dores no joelho esquerdo, e foi decisivo para a vitória ao marcar dois gols na segunda etapa. Já Gabriel, camisa 10 do Santos, foi quem havia empatado após os rivais inaugurarem o marcador no início do duelo – com gol contra de Marlon – e também o responsável por marcar o quarto. O atacante Luan, cria do Grêmio, selou a vitória.

O jogo – Os Estados Unidos abriram o placar com apenas seis minutos de bola rolando. Em cobrança de falta do lado direito da área, Marlon tentou cortar o cruzamento e cabeceou para o chão, marcando gol contra. Após o infortúnio, o zagueiro tricolor recebeu o apoio de Lucão. A situação brasileira se agravou aos dez, quando Valdívia caiu no gramado sentindo dores no joelho esquerdo e acabou saindo de maca para a entrada de Felipe Anderson.

Os norte-americanos criaram outra boa chance com 15 jogados, em chute de Romney – que estava livre na área – bem defendido por Uílson. A equipe canarinha respondeu aos 24. Felipe Anderson lançou Zeca em velocidade, e o lateral santista dominou, ganhou dividida e tocou para Gustavo Scarpa, que finalizou para escanteio.

A Seleção voltou a ameaçar aos 31 minutos. Em cobrança de falta, Gabriel acertou a barreira, e a bola sobrou para Vinícius Araújo, que bateu para boa defesa de Cropper. O rebote ficou com Rodrigo Caio, que chutou por cima do gol aberto. Aos 34, Felipe Anderson acelerou após passe de Scarpa e finalizou pressionado pela zaga, obrigando o goleiro dos EUA a trabalhar. Aos 39, o meia do Fluminense tocou para Vinícius Araújo, que girou e chutou. A bola sofreu desvio e quase parou no fundo da meta.

O Brasil conseguiu o empate com 43 marcados no relógio. Gabriel foi lançado por Rodrigo Caio na direita, invadiu a área e mandou entre as pernas de Cropper para balançar as redes. O atacante do Santos voltou a marcar aos 47, mas o tento foi anulado por impedimento.

O time verde-amarelo voltou do intervalo embalado e alcançou a virada logo no primeiro minuto do segundo tempo. Dentro da área, Gustavo Scarpa deu passe para Felipe Anderson que, da primeira vez, chutou em cima do goleiro, mas ficou com o rebote e não perdoou.

Com três jogados, Gabriel desperdiçou ótima oportunidade de marcar o terceiro gol. O santista ficou cara a cara com Cropper, e preferiu chutar em vez de driblar o arqueiro, sem obter sucesso.

A Seleção Brasileira ampliou o placar aos 17 minutos. Em cobrança de falta da intermediária, Felipe Anderson chutou direto para o gol, e a bola entrou no canto direito da meta norte-americana.

O árbitro voltou a anular gol aos 24, quando Gabriel Jesus marcou em posição de impedimento. O atacante do Palmeiras assustou os adversários novamente aos 33, em chute bem defendido por Cropper.

O quarto saiu aos 36 minutos. Luan deu passe para Fabinho, que chutou para obrigar o arqueiro norte-americano a trabalhar. Porém, Gabriel ficou com o rebote e decretou a goleada. O Brasil marcou o quinto aos 38. O santista recebeu de Gabriel Jesus e tocou para Luan balançar as redes e selar a vitória.

Brasil 5 x 1 EUA

Amistoso Internacional

Local: Estádio Mangueirão, em Belém

Árbitro: Jorge Manvilla (Bolívia)

Auxiliares: Wilson Arellano (Bolívia) e Edwin Paredes (Bolívia)

BRASIL: Ederson; Fabinho, Dória, Rodrigo Ely e Wendell (Jorge); Lucas Silva, Fred (Valdívia) e Felipe Anderson; Luan (Kennedy), Gabriel e Gabriel Jesus.

Técnico: Rogério Micale.

ESTADOS UNIDOS: Cropper; Romney, O’Neill, Brooks (capt.), Miller; Green, Polster, Guido e Serna; Shelton, Kiesewetter.

Técnico: Andi Herzog