Postado por - Newton Duarte

Brasil... sil... sil... sil... Novíssimo Ministro do Esporte é processado por dívida com governo

Novo ministro do Esporte é processado por dívida com governo

Quando for discutir o refinanciamento de dívidas fiscais de clubes de futebol, o novo ministro do Esporte, George Hilton (PRB-MG), poderá falar com propriedade: ele também sofre uma execução judicial da União. Uma ação da Fazenda Nacional na Justiça Federal cobra cerca de R$ 29,7 mil dele, de uma parente e de uma empresa referentes a impostos supostamente não pagos.

Iniciada em 2011, a ação corre na 26a Vara Federal de Minas Gerais, coincidentemente com o mesmo juiz André Gonçalves que bloqueava receitas do Atlético-MG – o clube agora equacionou seu débito. A cobrança é relacionada ao Simples, imposto cobrado de empresas de pequeno porte, não pago pela Visão Locação e Transporte Ltda.

George Hilton dos Santos Cecílio e Gorete Oliveira Cecílio foram incluídos no pólo passivo do processo no início de 2013, e a ação consta dos documentos da sua candidatura a deputado federal. Não fica clara qual a relação do novo ministro com a empresa pela qual responde juntamente na execução.

Na sua declaração de bens, consta apenas uma casa e um carro em um total de cerca de R$ 670 mil, isto é, não incluiu como sua propriedade a Visão Locação e Transporte Ltda. Se a empresa for sua de fato, isso caracterizará omissão de declaração.

Fato é que a Justiça Federal já determinou mandados de citação dos executados sem sucesso por não conseguir encontrá-los: disse que estavam em local incerto.. Por isso, em setembro, foram citados por meio de edital.

O novo ministro não tem outros processos criminais ou cíveis pelo que consta na Justiça Eleitoral. O blog tentou falar com a sua assessoria, sem sucesso.