Postado por - Newton Duarte

Brasil tem a sexta maior liga do mundo

Pesquisa aponta Brasil com sexta maior liga do mundo

Projeção é que o Brasil ultrapasse a França até fim de 2014 e se consolide na quinta colocação do ranking


De acordo com pesquisa do consultor de marketing e gestão esportiva, Amir Somoggi, o Brasil é hoje o sexto mercado em ligas de futebol mundial no Brasil e deve se consolidar na quinta colocação, atualmente ocupada pela França, até o fina de 2014. O estudo, que levou em consideração os números de 2012, foi apresentado à imprensa nesta sexta-feira (2).

Para fazer a comparação com as ligas europeias, já que a organização delas é diferença da do Brasil, a pesquisa levou em consideração os 20 clubes que mais geraram receitas nos últimos anos no Brasil. Também foram excluídas as receitas com transferências de atletas, financeiras e venda de imobilizado dos clubes brasileiros, levando em conta apenas faturamento com marketing, estádios, cotas de TV e sócios.

No período, a liga brasileira arrecadou R$2,43 bilhões, ou 898 milhões de euros. A Ligue 1, da França, vem logo à frente, com 1,1 bilhão de euros. A Premier Legue, da Inglaterra, lidera a lista com 2,9 bilhões de euros, com destaque para times como o Manchester United (395,9 milhões). Arsenal (290,3 mi), Manchester City (285,6 mi) e Liverpool (233,2), valores em euros.

Ainda na lista das ligas que mais faturaram, a Bundesliga, da Alemanha, vem em segundo, com 1,9 bilhões de euros, seguida da Espanha, com 1,8 bilhões. A terceira é a Itália, 1,6 bi. Dentro da comparação com os clubes europeus, segundo a pesquisa,  os clubes brasileiros e os russos foram os que mais cresceram em todo mundo.

O Real Madrid é a equipe que mais arrecadou em 2012 (512,6 milhões de euros), seguida do Barcerona (483), Manchester United e Bayern de Munique (368,4). No Brasil, a liderança é do Corinthians (120). São Paulo (87,5) vem em segundo, Flamengo (74,1) em terceiro e o Grêmio (72,6), quarto.


Votem CRISTÓVÃO para melhor Técnico do Brasileirão


ASSOCIE-SE JÁ


Tabela interativa da Série A com atualização online


Fonte: IBahia.com

Imagem: Blog do Chico Maia