Postado por - Newton Duarte

Brasil terá fair play financeiro, mas precisa de lei, diz diretor da CBF

Brasil terá fair play financeiro, mas precisa de lei, diz diretor da CBF

Reynaldo Buzzoni afirma que clubes terão que pagar em dia salários e direitos. Medida só deve valer após aprovação da Lei de Responsabilidade

A regra do fair play financeiro, já adotada pela Uefa, deve entrar em rigor no Brasil em breve. Nesta quinta, a CBF anunciou a mudança do regulamento geral de competições e, no novo texto, prevê a possibilidade de adotar essa medida. Mas, de acordo com Reynaldo Buzzoni, diretor de registro e transferências, a entidade só deve adotar a medida após a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, que ainda está em tramitação no Congresso.

- A gente publicou no regulamento geral das competições de 2015 que a gente vai poder colocar o fair play financeiro. Ainda não está em vigor. Vai depender da aprovação da lei. A CBF quer transparência dos clubes e vai cobrar isso. Vamos fiscalizar questões de transferências e econômicas - disse o dirigente, em entrevista ao "Redação SporTV".

Reynaldo Buzzoni acredita que a Lei de Responsabilidade vai ajudar os clubes a se reorganizarem financeiramente. O diretor lembrou ainda que a Fifa proibiu a participação de investidores na compra de direitos econômicos de jogadores. Com isso, sem a lei, o dirigente afirma que seria impossível exigir fair play financeira dos clubes do Brasil.

- Depende muito da aprovação da lei, que vai dar uma saneada e ajudar os clubes. Fica muito difícil sem essa aprovação impor isso. A gente sabe das dificuldades que estão passando grandes clubes, que estão perdendo jogadores, com os jogadores indo à Justiça por conta de falta de pagamentos de salários. Temos ainda a questão da saída dos investidores, por decisão da Fifa. A partir de maio, não poderá mais investidores nos direitos federativos. É uma mudança bem drástica que vai acontecer nessa questão econômica do futebol. Depende muito da aprovação da lei. Sem ela, a gente vai estrangular os clubes.

O diretor da CBF afirmou ainda que a entidade está ouvindo os jogadores, clubes e federações antes de implementar a regra. Entre as exigências que os clubes terão que cumprir, estão o pagamento em dia dos salários e das transferências de jogadores.

- Estamos estudando se poderemos dar entrada agora. A gente sabe que os clubes estão passando por várias dificuldades financeiras, com problemas nos pagamentos de salários. Mas vamos cobrar a transparência no pagamentos de salários, direitos de imagem, direitos federativos. Vamos cobrar os pagamentos dos clubes que compram jogadores aos clubes formadores, que é um artigo da Lei Pelé.

A Uefa já adota o fair play financeiro. Só em 2014, a entidade europeia puniu quatro clubes. Bursaspor (Turquia), Erkanas (Lituânia), Cluj e Astra Giurgiu (ambos da Romênia) estão proibidois de disputar a Liga dos Campeões e a Liga Europa por dois a quatro anos.

CBF anuncia em seu site que a intenção de contar com a regra do fair play financeiro (Foto: Reprodução)