Postado por - Newton Duarte

Brasil terá o 31º piloto na Fórmula 1; Confira a lista completa

Felipe Nasr será o 31º brasileiro a correr na Fórmula 1

Piloto de 22 anos dá seguimento à tradição do Brasil na categoria máxima do automobilismo mundial. Estreia aconteceu em 1951, com Chico Landi

Felipe Nasr vence na GP2 pela 4ª vez no ano, agora em Spa na Bélgica. (Foto: Paolo Pellegrini)

Felipe Nasr corre atualmente na GP2, categoria de acesso à Fórmula 1 (Foto: Paolo Pellegrini)

Em 2015, o brasiliense Felipe Nasr se tornará o 31º brasileiro da história a participar da Fórmula 1 de forma oficial, como piloto de uma equipe. Contratado pela Sauber para ser titular no próximo ano, o novato dará seguimento à tradição do Brasil de sempre ter representantes ao longo dos anos.

O pioneiro foi Chico Landi, que estreou no GP da Itália de 1952, apenas um ano depois da criação da Fórmula 1. Ele disputou seis GPs na década de 50, e teve como melhor resultado o quarto lugar no GP da Argentina de 1956, sua última prova na categoria.

A primeira vitória do país viria com Emerson Fittipaldi no GP dos Estados Unidos, em 1970. Dois anos depois, ele também quebraria outro tabu, com o primeiro título do Brasil na categoria. Até hoje, os pilotos tupiniquins somam oito troféus: dois com Emerson, três com Nelson Piquet, e outros três com Ayrton Senna.

Este último, aliás, foi o brasileiro que mais venceu na Fórmula 1: 41 vezes. Em toda a sua história, o Brasil soma 101 triunfos.

O recorde de GPs disputados vem de um piloto de uma geração mais recente: Rubens Barrichello, que disputou 323 corridas. Os pilotos brasileiros que passaram pela Fórmula 1 nos últimos anos, aliás, não conseguiram o mesmo sucesso dos seus antepassados. Barrichello e Felipe Massa somaram três vice-campeonatos. Barrichello foi o segundo colocado em 2002 e 2004, e Massa obteve a mesma posição em 2008.

Massa, aliás, é o único brasileiro a fazer parte do grid de largada da Fórmula 1 atualmente. Mas, em 2015, ele voltará a ter a companhia de um compatriota: Felipe Nasr.

Veja abaixo a lista de todos os brasileiros que já passaram pela Fórmula 1:

Rubens Barrichello

Enrique Bernoldi

Gino Bianco

Raul Boesel

Luiz Pereira Bueno

Luciano Burti

Cristiano da Matta

Lucas di Grassi

Pedro Paulo Diniz

Fritz D'Orey

Christian Fittipaldi

Emerson Fittipaldi

Wilson Fittipaldi

Mauricio Gugelmin

Ingo Hoffmann

Chico Landi

Tarso Marques

Felipe Massa

Roberto Pupo Moreno

Jose Carlos Pace

Nelsinho Piquet

Nelson Piquet

Antonio Pizzonia

Luiz Razia (não disputou nenhum GP; foi terceiro piloto da Lotus em duas provas em 2011)

Alex Dias Ribeiro

Ricardo Rosset

Ayrton Senna

Bruno Senna

Chico Serra

Ricardo Zonta