Postado por - Newton Duarte

Brasil vence a Sérvia após início arrasador e apagão

Marquinhos decide, e Brasil vence a Sérvia após início arrasador e apagão

Equipe abre 18 pontos de frente no primeiro tempo, sofre virada no terceiro quarto, mas se recupera e garante a classificação às oitavas de final, com 21 pontos do ala

O começo de jogo indicava um atropelamento do Brasil sobre a Sérvia nesta quarta-feira, no Palacio de Deportes de Granada. Consistente e com o controle total da partida, o time de Rubén Magnano realizou seu melhor primeiro tempo nesta Copa do Mundo da Espanha. A defesa voltou a ser muita intensa, os arremessos de quadra caíam de tudo quanto era jeito, e os lances livres, também. A vantagem, que chegou a ser de 18 pontos, foi para o vestiário em 16. Porém, o vento que soprava a favor dos sul-americanos mudou de direção no terceiro quarto e com uma parcial de 32 a 12, os rivais viraram. Quando a derrota era iminente, a equipe verde e amarela tirou forças de onde não aparentava mais ter e, com grande recuperação psicológica e atuação decisiva de Marquinhos no quarto final, venceu por 81 a 73 (48 a 32). A terceira vitória na competição garante a classificação às oitavas de final, que serão disputadas em Madrid.

- Sabíamos que seria um jogo muito difícil, mas tivemos a felicidade de meter muita bola no primeiro tempo. Viemos para o segundo tempo com a mesma proposta defensiva, mas eles também tiveram um excelente aproveitamento nas bolas de três. Apostamos na nossa defesa no último quarto e conseguimos nos recuperar e vencer - disse Marquinhos, cestinha da partida com 21 pontos,18 deles em cestas de três, ao SporTV.

Marquinhos: fundamental na recuperação brasileira no último quarto

Além de Marquinhos, que acertou seis bolas de três em nove tentativas, Leandrinho contribuiu com 16 pontos. Varejão sobressaiu com nove rebotes, dois a mais que Tiago Splitter, autor ainda de 10 pontos e seis assistências. Pelo lado sérvio, Teodosic deu muito trabalho, anotando 14 pontos e cinco assistências.

Com três vitórias e uma derrota, o Brasil precisa ganhar do lanterna Egito nesta quinta-feira para confirmar a segunda colocação do Grupo A, posição que leva o time para o confronto contra o terceiro colocado do Grupo B nas oitavas. A disputa está embolada, e o adversário deve sair entre Argentina, Grécia, Senegal e Croácia.

Início arrasador

A defesa voltou a funcionar, os arremessos de quadra passaram a cair – chegando a 88% na primeira metade – e os lances livres, perfeitos (3/3), todos de Nenê. A combinação desses fatores fez o Brasil ter o melhor início de jogo do Mundial e abrir 16 a 6 contra uma Sérvia com um péssimo chute de média e longa distância. O técnico Sasha Djordjevic teve que parar o jogo e pôr em quadra seu armador Milos Teodosic, estrela da equipe. Splitter, com duas faltas, foi para o banco. Nenê entrou e trancou o garrafão com três tocos e mais cinco pontos. Leandrinho e Marquinhos, este em duas bolas de três, estavam com as mãos calibradas. A vantagem só caiu por conta de duas bolas de três dos sérvios, em dois contra-ataques (23 a 16).

Mantendo a pegada, o Brasil sempre teve o controle do jogo no segundo quarto. Aos poucos, a diferença no placar foi subindo, só não sendo maior porque o aproveitamento nos tiros de quadra caiu 64% para 58%. Com seus três pivôs com duas faltas, Magnano abriu o time nos minutos finais, só atuando com Hettsheimeir debaixo da tabela e quatro abertos. Guilherme Giovannoni, que participou de quase todo o período, foi o destaque acertando seus três arremessos e anotando sete pontos. As cinco bolas de três convertidas na parcial, sendo a última de Leandrinho no segundo final, deram aos brasileiros uma vantagem de 16 pontos no intervalo em sua atuação mais consistente na competição até aquele momento (48 a 32).

Raduljica aperta marcação em Nenê no Mundial de basquete

Vantagem desmorona, e Sérvia vira

A defesa sumiu, os erros apareceram, e os lances livres não entravam mais. Totalmente diferente do primeiro tempo, o Brasil voltou muito mal para o terceiro quarto. A marcação implacável apresentada até então sucumbiu ao ataque adversário, que marcou em 10 minutos o mesmo número de pontos que havia anotado em toda a etapa inicial (32). Os desperdícios de bola passaram de três para oito. A confiança brasileira ia diminuindo com o passar do tempo, e o aro ficava menor. Já os sérvios entraram no jogo, e tudo passou a dar certo. Restando pouco mais de três minutos para o fim, a diferença de 16 pontos do intervalo, que chegou a ser de 18 pontos, desmoronou. A parcial de 32 a 12 mostrou bem o que foi o período (64 a 60 para a Sérvia) .

Marquinhos desequilibra no fim

Nenê e Marquinhos vibram na partida tensa contra a Sérvia

O início do último quarto era o duelo da confiança contra a frustração. O Brasil continuava a sentir o baque da virada. Por quase três minutos, a bola não caiu. A Sérvia abriu sete de frente, e Magnano parou o jogo. Na volta, Marquinhos, com duas de três e uma de dois, colocou os brasileiros de novo na frente por um (68 a 67). O moral do time levantou, e as bolas voltaram a cair. A Sérvia sentiu e passou a errar. O controle do primeiro tempo voltou às mãos dos brasileiros, que abriram oito pontos de vantagem. Cansados, os europeus não tiveram mais força para reagir e viram a festa e classificação brasileira depois de um jogo quase entregue.

Escalações

Brasil: Leandrinho (16), Tiago Splitter (10), Marquinhos (21), Varejão (4), Huertas (6); Entraram: Nenê (7), Alex (6), Hettsheimeir (0), Giovannoni (7), Larry (2), Raulzinho (2)

Sérvia: Raduljica (11), Markovic (10), Bogdanovic (8), Bjelica (8), Stimac (2); Entraram: Teodosic (14), Bircevic (8), Simonovic (3), Jovic (2), N. Krstic (7),

Veja a classificação de cada grupo