Postado por - Newton Duarte

Brasil vence Itália e passa para a fase final

Brasil faz 3 a 1 na Itália e avança à fase final da Liga Mundial

A Seleção Brasileira masculina de vôlei obteve sua improvável classificação à fase final da Liga Mundial, neste domingo. Pressionada, a equipe nacional conseguiu derrotar a Itália por 3 sets a 1, parciais de 27/25, 18/25, 25/17 e 25/16, em Milão, e assegurou vaga entre os seis times que brigarão pelo título da competição.

Para avançar no torneio, do qual é o maior campeão com nove títulos, o Brasil precisava vencer a Itália por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1, neste domingo, resultados que lhe garantiriam três pontos na tabela e a terceira colocação do Grupo A com 17 pontos ganhos e vantagem no saldo de sets sobre a Polônia.

E foi isto que aconteceu. Jogando de forma agressiva e demonstrando que começa a deixar para trás os problemas das primeiras semanas de Liga Mundial, a Seleção conseguiu a vitória por 3 a 1. O único momento de oscilação do time foi o segundo set, em que teve um início apático e não conseguiu se recuperar.

O principal jogador da partida deste domingo foi o ponta Lucarelli, que marcou 17 pontos e ainda contou com grande contribuição no ataque do oposto Wallace, responsável por outros 15 tentos. Na Itália, Zaytsev foi o destaque.

A Seleção ficou com a terceira posição do Grupo A com 17 pontos ganhos, atrás de Itália e Irã, que somaram 19. Na teoria, apenas os dois primeiros colocados da chave avançariam na Liga Mundial, mas os italianos sediarão a fase final da competição e estão classificados automaticamente. Assim, acabaram abrindo uma terceira vaga.

Os classificados do Grupo B ainda não foram definidos. Estados Unidos e Rússia, ambos com 21 pontos, e Sérvia, com 20, brigam neste domingo pelas duas vagas. O sexto time na fase final da Liga Mundial, disputada entre 16 e 20 de julho na cidade de Florença, virá do segundo escalão da competição.

A Seleção Brasileira voltou a jogar bem e derrotou a Itália por 3 sets a 1, em Milão


Fonte: GENET

FIVB/Divulgação