Postado por - Newton Duarte

Brasileirão 2015, Soares traça objetivo para Série B: 'Conquistar o título'

Após Baianão, Soares traça objetivo para Série B: "Conquistar o título "

Treinador do Bahia avalia que elenco amadureceu após decisões, diz que time possui uma identidade dentro de campo e que agora precisa procurar variações táticas

O bicampeonato baiano serviu para elevar a autoestima de cada tricolor. Três dias após perder a Copa do Nordeste para o Ceará, o Bahia foi soberano contra o Vitória da Conquista e goleou por 6 a 0 na Arena Fonte Nova. O título está no sorriso dos torcedores. No entanto, todos sabem que o verdadeiro objetivo do ano ainda está para começar. Neste sábado, o time baiano encara o América-MG no Independência, às 16h30 (horário de Brasília), pela estreia da Série B. E não é segredo que a competição é tratada como prioridade no Fazendão.

O técnico Sérgio Soares sabe que o acesso é fundamental na temporada do Bahia. No entanto, ele não se contenta apenas com uma das quatro vagas na Série A de 2016. Com o gosto do título baiano ainda na boca, o treinador mira uma nova conquista. Desta vez, em âmbito nacional.

- No futebol, você tem que trabalhar para buscar excelência. Se conseguir se aproximar da excelência, é um grande passo. Para a Série B, tem que trabalhar para ser campeão. O Bahia é grande, de uma nação imensa, tem sempre que trabalhar para ser campeão. Assim, naturalmente, conquista o acesso. O objetivo é trabalhar forte na Série B para conquistar o título – disse o técnico em entrevista concedida para a rádio CBN, de Salvador.

Técnico fez uma roda no meio do campo e levantou a taça de campeão baiano (Foto: Eric Luis Carvalho)

Sérgio Soares também avaliou que o time amadureceu após as decisões pelo Campeonato Baiano e pela Copa do Nordeste. O elenco tricolor possui vários jogadores jovens, formados nas categorias de base do clube, e a experiência é vista como essencial para os desafios de 2015.

- Jogar jogos importantes vai maturando o time. O time precisa se acostumar a jogar jogos decisivos, como nos últimos 15 dias. Abril foi todo de mata-mata, decisão, porque sempre tinha que buscar uma situação. Estamos chegando na Série B, que é de pontos corridos, mas os jogos são decisivos, porque a somatória dá o título. Temos também a Copa do Brasil, onde queremos ir longe. A equipe está mais madura por disputar jogos importantes. Agora temos 19 jogos do primeiro turno da Série B, depois mais 19. Temos que trabalhar para chegar forte e brigar nas primeiras posições pelo título e conquistar o acesso - pontuou.

O Bahia chega para a Série B com uma identidade formada. Sérgio Soares não quer alterar o modo como a equipe joga, mas está em busca de variações para vencer os desafios que poderá encontrar pelo caminho.

- A gente tem um jeito de jogar. Vamos criar variações agora. Precisávamos montar uma forma de jogo. Temos agora, dentro dela, vamos ter que variar, porque as equipes vão estudando. Vamos ter variações, estão chegando atletas para isso. A gente já tem um alicerce. Agora é subir as paredes para construir nossa casa – disse o treinador.