Postado por - Newton Duarte

Brasileiro 2014 pode ser nova Copa João Havelange

Brasileiro 2014 pode ser nova Copa João Havelange, analisa jornalista


David Butter diz que entrada do Ministério Público no caso Héverton e ações de torcedores vão causar 'paralisia' na competição


A decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva de punir a Portuguesa em função da escalação irregular do jogar Héverton pode estar com os dias contados. Além das ações movidas por torcedores, que já somam 150, o Ministério Público de São Paulo decidiu abrir o inquérito sobre o caso. O promotor Roberto Senise Lisboa considera que "houve falha da CBF e do STJD. No nosso entender, é bem forte a possibilidade de não ser aplicada a perda dos quatro pontos". Na opinião do jornalista David Butter, convidado do "Redação SporTV", o cenário se alinha para a repetição do que aconteceu em 2000, quando um campeonato excepcional foi organizado com 116 equipes, após o Gama ter conquistado na Justiça comum o seu direito de disputar a elite.

- Vai se montando um quadro de paralisia. Entrou o Ministério Público, há torcedores individuais entrando com ação, então alguém vai ganhar. Os problemas vão se acumulando, e sabemos no que deu em 1999, com o Gama. Quando ganhou, paralisou tudo - disse.

Héverton pode ser pivô de reviravolta no regulamento do próximo Brasileirão

O apresentador André Rizek lembrou o episódio do Treze, da Paraíba, que conseguiu disputar a Série C do Brasileirão, em 2013, após obter uma liminar na Justiça comum.

- Já são 150 ações. No ano passado, o Treze conseguiu uma liminar e foi incluido na Série C. Se um desses torcedores conseguir uma liminar obrigando a CBF a incluir a Portuguesa, imagina a confusão que pode causar - afirmou.

SAIBA MAIS

Tabela completa União Tricolor Bahia Copa São Paulo Jr

Tabela completa União Tricolor Bahia do Campeonato Baiano 2014

O ingrediente 'secreto' da feijoada Tricolor

Romagnoli, o 'El Pipi', na mira do Bahia

O MP de São Paulo, através do promotor Roberto Senise Lisboa, considera que o Estatuto do Torcedor foi descumprido ao não ter ocorrido a publicação da punição ao jogador da Portuguesa. O clube paulista foi punida com a perda de quatro pontos por escalar Heverton contra o Grêmio, na última rodada da competição, caiu para 17º na tabela e foi rebaixada.

- Acho que não interessa evitar esse tipo de problema, o que é um dos problemas deste país. Você cria uma estrutura inchada, cara, um bando de autoridades, para viver de maneira parasitária em cima da atividade esportiva. De vez em quando, eles precisam interferir no resultado, criar uma confusão para justificar os salários deles. Não gosto de ver Justiça interferindo em resultado de jogo - opinou o jornalista Sérgio Rodrigues.

Para promotor, Estatuto do Torcedor proíbe Série A com mais de 20 times

Roberto Senise, do Ministério Público, diz que a CBF não pode mudar regulamento e aumentar número de participantes: 'Foi votado em 2013'

O Ministério Público aguarda uma posição da CBF a respeito do regulamento do Campeonato Brasileiro deste ano. Caso haja uma mudança, a promotoria da Justiça do Consumidor tomará uma atitude respaldada pelo Estatuto do Torcedor, que prevê falta de tempo hábil para qualquer modificação. Quem garantiu foi o promotor Roberto Senise .

- Estou esperando a CBF tomar uma posição para eu também tomar uma posição a respeito. O Estatuto de Torcedor se refere à transparência com a antecipação da entrega do regulamento da competição. Alguma coisa nós teremos que estudar depois, que ficará para um segundo momento, dependendo das atitudes que a CBF tomar com relação a esses casos - declarou Senise, durante participação no "Arena SporTV".

Martelo - Tribunal - Justiça (Foto: Vagner Antonio/TJ/MG)

De acordo com promotor, CBF não pode alterar regulamento do Brasileirão 2014

Está marcada para 22 de janeiro a audiência em que o Ministério Público de São Paulo irá ouvir as partes envolvidas no caso: STJD, CBF e Portuguesa. O comentarista Claudio Carsughi lembrou que a CBF vive uma situação difícil para resolver a situação e revelou não descartar um Campeonato Brasileiro com 24 clubes este ano. Roberto Senise respondeu que essa opção não é permitida pelo Estatuto do Torcedor.

O regulamento da competição é analisado e votado no ano anterior. Como a CBF vai descumprir o regulamento de 2013 para o campeonato de 2014?"

Roberto Senise,

Promotor do Ministério Público

- O regulamento da competição é analisado e votado no ano anterior. Como a CBF vai descumprir o regulamento de 2013 para o campeonato de 2014? A alegação que poderia haver é que é uma entidade privada, que poderia fazer isso muito bem e todos estariam contentes. Só que estão esquecendo que o torcedor agora está integrado completamente com o sistema nacional desportivo por força do Estatuto do Torcedor. Não pode frustrar aquilo que foi prometido. O que foi prometido ao torcedor no Regulamento de Competição é que serão 20 equipes e que as quatro últimas cairão - explicou Senise.

A Portuguesa foi punida pelo STJD com a perda de quatro pontos por ter escalado o meia Héverton, no jogo contra o Grêmio, na última rodada do Brasileiro. O jogador havia sido suspenso por dois jogos e só havia cumprido um. Com isso, a Lusa caiu para 17º lugar no Campeonato Brasileiro e acabou rebaixada. O Ministério Público de São Paulo já manifestou que a CBF deveria devolver ao clube paulista os quatro pontos retirados. Se isso não acontecer, o MP-SP vai entrar com Ação Civil Pública contra a confederação e o tribunal.

Situação semelhante ocorreu com o Flamengo, que, graças à escalação de André Santos contra o Cruzeiro (o atleta foi expulso na final da Copa do Brasil, também foi julgado e suspenso), também perdeu quatro pontos e despencou para a 16ª posição no Brasileiro. O Fluminense, que havia terminado na zona de rebaixamento, subiu assim para o 15º lugar e se salvou.

Segundo a argumentação de Senise, a suspensão aos jogadores Héverton e André Santos deveria ter sido publicada no site da CBF antes da última rodada, como determina o Estatuto do Torcedor. No entanto, a publicação aconteceu apenas depois dos jogos.


Fonte: Arena SporTV

Foto: Reprodução - Infoesporte - Vagner Antonio/TJ/MG