Postado por - Newton Duarte

Brasileiro renova treinadores e manda os medalhões ao ostracismo

Em 3 anos, Brasileiro renova treinadores e manda os medalhões ao ostracismo

Seja para economizar ou por cansaço com nomes mais velhos. Série A deste ano é marcada por técnicos novatos que em 2010 estavam distantes da elite

Jayme deve comandar Flamengo até o fim do Campeonato Brasileiro Foto: Alexandre Vidal/Flaimagem / Divulgação

Sem Neymar e com Santos em reconstrução, novato Claudinei Oliveira tem aproveitamento de quinto colocado em seu primeiro Campeonato Brasileiro

São 10 nomes novos. Vamos a eles: Jaime Almeida, Cristóvão Borges, Claudinei Oliveira, Guto Ferreira, Enderson Moreira, Jorginho, Dunga, Argel Fucks, Marcelo Martelotte e Marquinhos Santos.

Hoje efetivos no Campeonato Brasileiro (exceto agora Marquinhos, demitido há dois dias), eles estavam em outras condições há três anos. Não eram treinadores de Série A. Neste período relativamente curto, a elite nacional trocou metade dos treinadores e relegou alguns medalhões, com história e títulos importantes, ao segundo escalão. Caso, por exemplo, de Joel Santana.

Joel elogia jovens, mas pede respeito: "tenho meu preço"

Onde novatos estavam há 3 anos

TREINADOR

ONDE

Argel Fucks

Criciúma na Série C

Claudinei Oliveira

Base do Santos

Cristóvão Borges

Auxiliar nos Emirados Árabes

Dunga

Seleção 

Enderson Moreira

Inter B

Guto Ferreira

Sem clube

Jaime Almeida

Auxiliar no Fla

Jorginho

Auxiliar de Dunga

Marcelo Martelotte

Auxiliar no Santos

Marquinhos Santos

Sub-20 do Coritiba

"Acho que essa renovação é válida, muito bom para o futebol. (...) Mas é muito fácil discutir contrato com um jovem que quer oportunidade", disse Joel em entrevista ao Terra. "Eu tenho meu preço. É meu currículo que me faz pedir esse preço. Há situações que apareceram e não quero, que são duvidosas", acrescentou sobre a hipótese de pegar algum time às portas do rebaixamento.

Joel Santana foi demitido pelo Bahia depois de oito partidas, em maio, e não participou do Campeonato Brasileiro. Está entre os treinadores que, há três anos, eram mais ativos no circuito. Nomes como Celso Roth, Emerson Leão, Falcão ou Mário Sérgio, mesmo em uma Série A marcada por várias trocas, praticamente não foram especulados por nenhuma equipe. No início da semana, alguns deles, como Falcão e Joel, se reuniram no Rio para discutir a profissão.

Enquanto se aventura em propagandas que zombam de seu inglês, Joel pede respeito. "Se temos 30 anos de carreira, não pode se dizer que está ultrapassado. Na Alemanha, o treinador (Jupp Heynckes, do Bayern) tinha 68 anos e ganhou todas as competições. Você não pode descartar um treinador que rodou o mundo, com títulos, currículo. Em qualquer profissão, a primeira coisa a se olhar é o currículo".

Opção pelos menos experientes costuma aliviar os cofres

MEDALHÕES ITALIANOS: SÓ NO EXTERIOR

Reuters

Por questões principalmente econômicas, os treinadores italianos mais badalados só trabalham fora da Série A nos últimos anos: Roberto Mancini (estava no Man City), Luciano Spalletti (Zenit-RUS), Fabio Capello (Rússia), Alberto Zaccheroni (Japão), Carlo Ancelotti (Real Madrid) e Giovanni Trapattoni (Irlanda)

Um dos responsáveis por efetivar Marquinhos Santos no Coritiba com 34 anos, na temporada passada, o diretor executivo Felipe Ximenes vê o efeito do atual Brasileiro como temporário. Em breve, para ele, alguns clubes voltarão à famosa ciranda. "Em algum momento, isso vai parar um pouco até que esses novos estejam em um processo de maturidade", disse Ximenes, que também deixou o Couto Pereira nesta semana.

Parece evidente que o fator econômico também pesa para a opção de alguns clubes. "Sem dúvida esse é um dos aspectos", disse Ximenes. Também é o caso do Santos: Claudinei Oliveira deixou o time Sub-20 para suceder Muricy Ramalho por pouco mais de 10% do salário do antecessor. Internamente, a direção santista percebeu que o potencial do time não era para as primeiras posições. Assim, apostou em Claudinei para uma transição "mais barata" deste semestre. Ele comentou a situação inusitada recentemente.

"O Paulo Autuori já foi demitido duas vezes, o Muricy saiu, o Abel Braga saiu. Esses (treinadores) já têm a situação financeira estabilizadas, recebem as multas e vão descansar, vão para Miami. Eu tenho muito o que remar para chegar a esse nível, mas a responsabilidade é a mesma", disse Claudinei. Ney Franco, Abel Braga e Mano Menezes, entre outros, já foram especulados para o lugar dele.

Cristóvão faz reciclagem, Guto Ferreira emenda bons trabalhos e Marquinhos quer mais

Na Série B, renovação é mais drástica ainda: Gílson Kleina (foto) é relativamente novato entre os grandes à frente do Palmeiras. Gilmar dal Pozzo (Chapecoense), Dado Cavalcanti (Paraná) e Ricardo Drubscky (Joinville) fecham o G-4 só de treinadores novos Foto: Roberto Vazquez / Futura Press

Na Série B, renovação é mais drástica ainda: Gílson Kleina (foto) é relativamente novato entre os grandes à frente do Palmeiras. Gilmar dal Pozzo (Chapecoense), Dado Cavalcanti (Paraná) e Ricardo Drubscky (Joinville) fecham o G-4 só de treinadores novos

Surpreendentemente alçado ao posto de treinador do Vasco por problemas de saúde com Ricardo Gomes, Cristóvão Borges se fechou por oito meses. Reuniu a comissão técnica para um grupo de estudos, aperfeiçoou conceitos táticos e métodos de treinamento enquanto recusava uma série de propostas. A reciclagem marcou o trabalho com o Bahia, hoje 10º colocado em temporada de crise política e administrativa.

A estratégia de Cristóvão Borges é exatamente oposta à de Guto Ferreira, demitido pela Ponte Preta mesmo após bom trabalho no Paulista. Alguns dias depois, assumiu a Portuguesa e mostrou resultados ao tirar o time da zona do rebaixamento depois de 15 rodadas. "À medida em que você consegue objetivos que você vai traçando, as pessoas vão respeitando mais. É um ano de afirmação em termos de mercado".

A trajetória de Guto Ferreira, que veio da base, é semelhante à de uma das revelações entre os jovens treinadores. Marquinhos Santos tinha trabalhos importantes com jovens do Atlético-PR (vice da Copa São Paulo), Seleção Sub-15 (campeão Sul-Americano) e o Coritiba (campeão da Taça BH). Como Claudinei, saiu do Sub-20 para os profissionais no meio do Brasileiro 2012.

Com o time em crise e Marcelo Oliveira - hoje no Cruzeiro - demitido, Marquinhos Santos fez o Coritiba subir na tabela. Em 2013, venceu o Campeonato Paranaense e manteve a equipe na metade de cima do Campeonato Brasileiro a despeito de muitas lesões. Na última quarta, foi demitido em uma daquelas trocas que buscam sacudir o vestiário. Mas afirmou que procura um clube ainda para 2013.

Aposta por aposta, Flamengo coloca fichas em auxiliar

Jayme deve comandar Flamengo até o fim do Campeonato Brasileiro

Jayme deve comandar Flamengo até o fim do Campeonato Brasileiro Foto: Alexandre Vidal/Flaimagem / Divulgação

Surpreendido pela demissão de Mano Menezes, o Flamengo se voltou a Abel Braga, atual treinador campeão brasileiro. Abel, porém, disse que só volta a trabalhar em 2014, e assim a direção flamenguista refletiu. Entre apostar em algum dos treinadores disponíveis deste domingo, melhor poupar o caixa e fazer uma aposta caseira.

Ligado ao Flamengo desde a medula, Jaime de Almeida, 60 anos, foi efetivado até dezembro. Há três temporadas, pertence à comissão técnica fixa, medida relativamente recente dos clubes brasileiros que, de certa forma, contribui para que interinos se tornem soluções caseiras. Jaime tem dois espelhos: Andrade (campeão brasileiro de 2009) e principalmente Carlinhos (campeão brasileiro em 1987, 92 e três vezes campeão carioca).


Fonte: Dassler Marques - Colaboraram: Emanuel Colombari e Klaus Richmond - Terra

Foto: Ricardo Saibun / Divulgação - Alexandre Vidal/Flaimagem/Divulgação - Roberto Vazquez / Futura Press - Reuters