Postado por - Newton Duarte

Brasileiro Sub-20: Formato faz clubes jogarem pouco e ainda não é o ideal

Formato do Brasileiro Sub-20 faz clubes jogarem pouco e ainda não é o ideal

Marcado para começar no dia 3 de junho, o primeiro Campeonato Brasileiro Sub-20 organizado pela CBF é visto como uma iniciativa muito positiva pelos clubes. Afinal, até 2012, a entidade não promovia competições de base, e as Copas do Brasil Sub-20 e Sub-17, por serem eliminatórias, fazem com que muitos clubes joguem apenas duas partidas na competição. O formato do torneio, no entanto, ainda não agrada.

Na primeira fase, as 20 equipes se enfrentam em quatro grupos de cinco, em turno único. Classificam-se os dois primeiros de cada chave, e formam-se dois grupos de quatro equipes, que jogam entre si em turno e returno. Os campeões fazem a final.

Nesse formato, 12 clubes disputarão apenas quatro partidas, e o objetivo de ter mais jogos difíceis para testar mais os atletas durante a formação não será cumprido. Dentro das datas possíveis, um torneio com dois grupos de dez times e o mínimo de nove jogos para cada clube seria mais interessante nesse sentido.

Os clubes, em geral, são também contrários à presença de três jogadores maiores de 20 anos, permitida pelo regulamento da competição. Mas entendem que se trata de um embrião, e que o formato e o regulamento da competição podem ser aperfeiçoados ao londo do tempo.