Postado por - Newton Duarte

Brazucas do Shakhtar destacam Bahia

Brasileiros do Shakhtar destacam Bahia e pedem evolução da equipe

Para Luiz Adriano e Fred, time ucraniano precisa aprender com erros apresentados na derrota para o Tricolor baiano, na Arena Fonte Nova, para enfrentar o Bayern

Baianos e ucranianos se enfrentaram na noite desta sexta-feira, na Arena Fonte Nova (Foto: Thiago Pereira)

Quando entraram em campo na noite desta sexta-feira, os jogadores de Bahia e Shakhtar Donetsk se preparavam para o primeiro jogo em 2015. De um lado, o Tricolor buscando a reestruturação após a queda para a Segunda Divisão. Do outro, um ucraniano em intertemporada e com contagem regressiva para enfrentar o Bayern pela Liga dos Campeões. No duelo de realidades bem diferentes, foram os donos da casa que levaram a melhor.

O Bahia venceu o jogo por 3 a 2 e arrancou elogios dos brasileiros que vestem a camisa do Shakhtar. Tanto o time quanto a torcida tricolor foram motivo de comentários dos visitantes.

- A torcida do Bahia apoia o time deles o tempo todo. Então isso me deixou muito feliz. Quero mandar um abraço para toda a torcida do Bahia - disse Luiz Adriano, que marcou o segundo gol do Shakhtar na partida.

- Para a gente, é bom rever a torcida brasileira. Eu saí da Fonte Nova, tinha jogado aqui contra o Vitória uma vez. Agora estou jogando outra vez, contra o Bahia. É muito bom para a gente jogar no Brasil, sentir o calor da torcida e o clima tropical no Brasil - acrescentou Fred.

Em relação ao rendimento do Shakhtar, os dois jogadores lembraram que estão em fase pesada de treinamento e que, por isso, o físico não é o ideal.

- A gente fez uma primeira parte no Rio, estudou bastante a equipe do Bahia para poder chegar nessa partida bem. Então fico feliz que eu tenha marcado nesse jogo, no primeiro tempo. Tive uma bola na trave, depois consegui, na minha segunda finalização no gol, consegui marcar. Temos toda a dificuldade, porque é a primeira partida, depois de um período de muito físico... Isso nos prejudicou um pouco. Mas fizemos uma bela partida. Conseguimos ver o estado em que a gente está fisicamente para poder melhorar na sequência - ponderou Luiz Adriano.

Já Fred procurou destacar a necessidade de a equipe aprender com os erros para evoluir rapidamente.

- É o primeiro jogo da temporada, o primeiro jogo da gente. Uma derrota... A gente vai procurar crescer, trabalhar ao longo desses jogos, procurar crescer nos outros jogos, para fazer outras boas partidas nesses outros jogos no Brasil. A gente precisa melhorar muita coisa. A gente tem que crescer mentalmente, fisicamente... Porque o primeiro jogo da temporada é um pouco mais difícil. Mas a gente vai procurar trabalhar ao longo da temporada, até o primeiro jogo da Champions, que é um jogo bastante difícil. E vamos, nesses jogos, buscar sempre a vitória - disse.

Após o jogo contra o Bahia, em Salvador, o Shakhtar tem mais quatro compromissos no Brasil. Os próximos confrontos serão contra o Flamengo, em Brasília, dia 18, às 17h, o Atlético-MG (dia 21), Internacional (dia 23) e Cruzeiro (dia 25).