Postado por - Newton Duarte

Brocou! (Lá nele): Hernane supera números obtidos em 2013

Em grande fase no Bahia, Hernane supera números obtidos no Flamengo em 2013

Média de gols do atacante em 2016 é maior que a alcançada nos cinco primeiros jogos pelo Rubro-Negro, no ano da artilharia do Brasil

Hernane marcou seis gols em cinco jogos oficiais (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia)

Hernane começou 2016 com marcas impressionantes. Defendendo as cores do Bahia, o atacante já marcou seis gols em apenas cinco jogos. O bom desempenho do camisa 9 nesta temporada lembra a performance do jogador em 2013, quando atuou pelo Flamengo e marcou 36 gols. No entanto, como apurou a produção do Esporte Interativo, as marcas atuais do Brocador já superam as que foram obtidas com a camisa rubro-negra.

Comparando os desempenhos nas cinco primeiras partidas de 2013 e 2016, Hernane marcou em 80% dos jogos de ambos os clubes, ou seja, quatro partidas. No entanto, o atleta apresentou evolução nos números. No Flamengo, ele marcou cinco vezes em cinco partidas, alcançando a média de 1 gol/jogo. Já no Bahia, o jogador marcou um tento a mais na mesma quantidade de confrontos, elevando a média para 1,2. Nesse intervalo, a equipe carioca teve 87% de aproveitamento com o Brocador em campo. No caso do Tricolor, esse número vai para 100%.

Os números de Hernane no Bahia já superam os obtidos na passagem pelo Flamengo (Foto: Esporte Interativo)

Se, em 2013, Hernane foi o maior goleador do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil, o camisa 9 já deu os primeiros passos para alcançar a marca em outras competições. Na Copa do Nordeste, o jogador é um dos artilheiros, com três gols.

Para a autora do livro Os dez mais do Bahia e comentarista dos canais Esporte Interativo, Clara Albuquerque, o bom início de temporada, o alto número de competições e as peculiaridades de cada torneio credenciam o Brocador a repetir a artilharia do país.

“O início de Hernane no Bahia é excelente, principalmente se considerarmos que substitui Kieza, que saiu do Tricolor como vice-artilheiro do Brasil em 2015. O Bahia disputa Estadual, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série B na temporada. Pelo estilo matador, acho que pode se dar bem em competições com zagueiros menos técnicos, como a Série B, mas vai depender também do avanço do Bahia nos outros torneios, como a Copa do Nordeste. Chegando até a final do regional, como o Bahia foi no ano passado, por exemplo, Hernane ganha seis chances a mais para marcar na competição. Não me parece improvável que ele esteja entre os artilheiros do Brasil.”