Postado por - Newton Duarte

Bronca, orientação e Gustavo Blanco titular: o 1º treino de Guto Ferreira no Fazendão

Apresentado nesta segunda-feira, treinador arma equipe do Bahia para partida contra o Oeste, trabalha transição e marcação sob pressão e conversa com jogadores

Guto Ferreira comanda primeiro treino à frente do Bahia (Foto: Thiago Pereira) Guto Ferreira comanda primeiro treino à frente do Bahia (Foto: Thiago Pereira)

A principal novidade no Fazendão na tarde desta segunda-feira era a presença do técnico Guto Ferreira em campo. O primeiro treino do técnico no novo clube, no entanto, não foi o único fato novo do início da semana no Tricolor. Instruções e broncas acompanharam o primeiro o dia de trabalho, que também contou com a escalação de Gustavo Blanco entre os titulares.

Após a apresentação, na sala de imprensa do clube, Guto Ferreira desceu para o gramado e distribuiu os coletes para os atletas. O treinador formou o time principal com Hayner, Jackson, Lucas Fonseca e João Paulo; Feijão, Danilo Pires, Gustavo Blanco e Renato Cajá; Thiago Ribeiro e Hernane. A equipe trabalhou em espaço reduzido, e a atividade foi focada em marcação sob pressão e transição de jogadas. Guto Ferreira cobrou bastante e parou o treino em diversas ocasiões para corrigir o posicionamento, principalmente o da defesa.

- Se o João [Paulo] passar, o Feijão tem que passar para esse lado para não deixar ele sozinho – disse Guto Ferreira quando o time titular tentava passar do meio de campo com troca de passes.

O técnico simulou jogadas de marcação sob pressão na defesa rival e também lances em que a retaguarda tricolor era ameaçada e tinha que sair com a bola dominada.

- Fecha a volta! Isso! Morreu, morreu! Não sai mais! – vibrou o técnico quando Hernane, Thiago Ribeiro e Renato Cajá fecharam a marcação sob a defesa reserva e ganharam um lateral.

- Precisamos jogar com mais segurança – criticou Guto Ferreira em outro momento, quando o time teve dificuldades para fazer a transição.

Feijão foi um dos destaques da atividade, mas também contou com o auxílio do técnico para ajustar o posicionamento. No intervalo da atividade, Guto Ferreira dedicou atenção a Gustavo Blanco, que recebeu orientações do treinador.

Na segunda metade do treino, Guto Ferreira reuniu os titulares para uma conversa que durou cerca de cinco minutos. Quando a bola voltou a rolar, Hayner errou uma inversão de bola e levou uma bronca do técnico.

Edigar Junio participou do início do treino com bola e depois realizou uma atividade física acompanhado de Moisés, Luisinho e Juninho. Régis, com um desconforto muscular, realizou exames. Yuri ficou na academia para um treino físico.

O Bahia enfrenta o Oeste nesta terça-feira, às 19h15 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Com 17 pontos, o Bahia ocupa a nona colocação da Série B, quatro pontos atrás do Criciúma, que está na 4ª posição.

Fonte: Ge.com