Postado por - Newton Duarte

Cada partida é uma fonte de aprendizado

Cristóvão destaca lições e aposta em correção de erros para evoluir

Para treinador do Bahia, cada partida é fonte de aprendizado para a próxima. Agora, missão é consertar falhas do jogo contra o Corinthians


Usar o passado para melhorar o futuro. Este é o plano traçado pelo técnico Cristóvão Borges para promover a evolução do Bahia no Campeonato Brasileiro. Ciente de que o torneio é longo e acirrado, o treinador pretende usar cada partida como teste para a próxima: o método é a correção das falhas, rodada a rodada.

A teoria vai ser colocada em prática na noite desta quarta-feira, no Morumbi, onde o Tricolor vai enfrentar o São Paulo, em partida antecipada da 11ª rodada do Brasileirão. Para o confronto, Cristóvão pretende usar todas as ferramentas para mostrar aos jogadores os pontos em que falharam na derrota para o Corinthians (assista aos melhores momentos no vídeo ao lado). A meta agora é consertar o que saiu errado no último domingo.

- O importante, para nós, é ter convicção do que estamos fazendo, daquilo em que temos que melhorar. Tivemos muitos erros e vamos procurar corrigir. É nessa correção que a gente pretende melhorar, porque também fizemos coisas boas. A gente vai mostrar uns vídeos, porque, com imagem, é mais interessante, fica mais claro. O Campeonato Brasileiro, jogo a jogo, traz grandes lições. E a gente tem que estar atento aos nossos erros para aprender essas lições que vamos tendo a cada jogo. Foram muitas lições que tivemos. Estamos atentos. Vamos rever, junto com eles. Já conversamos hoje bastante sobre isso. É com esse comportamento que a gente vai crescer e amadurecer – afirmou o treinador, nesta terça-feira.

Mas o foco não está apenas no Fazendão. Cristóvão estuda os adversários e admite que usa as notícias publicadas na imprensa como fonte de informação para saber o que acontece do outro lado. Outro fator que pode ajudar é o atacante Wallyson, que passou pelo CT da Barra Funda neste ano e pode passar dados importantes ao treinador. Ainda assim, a arma secreta está mantida.

'É na correção que a gente pretende melhorar', afirma Cristóvão Borges

- A gente conversou um pouco sobre algumas coisas, mas a gente não consegue esconder muito as coisas no Campeonato Brasileiro, porque é todo mundo vendo todo mundo... Tudo está aí na televisão, na internet. Um acompanha o outro. Do que a gente pode aproveitar, o mais importante são essas correções que a gente tem que fazer. Com essas correções dos erros que tivemos no último jogo, teremos um ganho muito grande na equipe. Isso que será nosso foco.

Sempre sereno e paciente, Cristóvão destaca as qualidades do adversário desta quarta-feira. Apesar do momento turbulento por que passa o Tricolor paulista, ainda em busca de um novo técnico, o treinador do Bahia não subestima a equipe.

- O São Paulo, independente da situação que esteja vivendo – crise ou não, perdendo em casa ou não, vai mudar treinador – é o São Paulo, uma equipe de alto nível. Então qualquer que seja a situação, a gente sabe que vai lá e vai encontrar um adversário dificílimo. Então temos o respeito e o cuidado com o São Paulo, mas estamos olhando para aquilo em que podemos evoluir. À medida que formos evoluindo, vamos encontrar bons resultados – finalizou.


Coletiva de Cristóvão Borges, após jogo contra o Corinthians


Tabela interativa da Série A com atualização online

http://uniaotricolorba.com.br/tabelaseriea.asp


Fonte: GLOBOESPORTE.COM

Foto: Thiago Pereira - GLOBOESPORTE.COM