Postado por - Newton Duarte

Cai ou não cai? Os cálculos para o Tricolor não cair

Faça as contas: confira quais são os cálculos para o Tricolor não cair

Os matemáticos da UFMG indicam 10% de chance do Bahia ser rebaixado. Time pega o Cruzeiro no domingo

Não deixe de ler:

'Virada de mesa': CBF trata tentativa como absurdo

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

Será assim até o dia 8 de dezembro, quando os corações tricolores esperam descansar aliviados com a permanência do Bahia na Série A. Mas, até lá, não tem jeito:  é olhar a tabela, fazer prognósticos dos jogos dos adversários na briga contra o rebaixamento e, claro, torcer. Que torcedor nunca fez exercício de futurologia?

Facilidade é que o time certamente não encontrará nas duas rodadas restantes. O adversário de domingo é o Cruzeiro, no Mineirão, em partida que marcará a entrega das faixas ao campeão brasileiro. Isso tudo logo após a polêmica envolvendo Júlio Baptista, que disse “faz logo outro” ao zagueiro Cris, do Vasco, quando perdia por 2x0, sábado, no Maracanã. Na última rodada, o Bahia receberá o Fluminense, concorrente direto.

Dois dos seis times ameaçados (Bahia, Portuguesa, Coritiba, Fluminense, Vasco e Criciúma) certamente disputarão a Série B em 2014. O Internacional, com 46 pontos e em 12º lugar, também corre risco, embora apenas de 0,5%, segundo os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Os gaúchos enfrentarão Corinthians (fora) e Ponte Preta (casa).

A Ponte, vice-lanterna com 36 pontos, ainda tem uma mínima chance de escapar da queda. Mas ficou fora da relação ao lado porque não pode mais alcançar o Bahia, que tem 45. O Náutico já caiu.

Os matemáticos da UFMG indicam 10% de chance do Bahia ser rebaixado, bem abaixo dos 71% dados ao Vasco, dos 51% do Coritiba e dos 36% reservados para o Fluminense. Mas vale lembrar que o cálculo varia a cada rodada. A preocupação do técnico Cristóvão Borges é no campo. “Depois do jogo do Cruzeiro, temos outra decisão. É um jogo de festa, de entrega de faixa, último jogo no Mineirão, todos os ingredientes favoráveis. Vamos lá ver se a gente estraga a festa”, disse.


Fonte: Herbem Gramacho – IBahia

Foto: Arisson Marinho - Correio