Postado por - Newton Duarte

Renato Cajá explica escolha pelo Bahia, fala de auge e espera estreia em uma semana

Cobiçado por outros clubes, Renato Cajá afirma que proposta do Tricolor foi mais vantajosa: "Quando veio a proposta fiquei o surpreso. O Bahia não estava na briga", afirma

Anunciado como reforço do Bahia no dia 29 do mês passado, o meia Renato Cajá foi apresentado oficialmente pelo clube nesta quinta-feira. Repatriado pelo Tricolor após deixar a Ponte Preta durante o Campeonato Brasileiro do ano passado para jogar no Al Sharjah, dos Emirados Árabes, Cajá era cobiçado pela própria Ponte, além do Vitória. Em sua primeira entrevista coletiva como jogador do Esquadrão, o meia explicou o que pesou na decisão de acertar a vinda para Salvador.

- O contrato e o desejo da diretoria. Os caras me procuraram. O Nei [Pandolfo, diretor de futebol do Bahia] sentou comigo duas vezes. Já estava nos Emirados, já estava acertado praticamente tudo. Quando veio a proposta, fiquei o surpreso. O Bahia não estava na briga. Estava praticamente acertado tudo com a Ponte e com o Vitória. Esses dois clubes que eu estava acertando. E o Bahia entrou, a gente começou a conversar e o contrato foi bem melhor, bem vantajoso para mim. E também o desejo da minha permanência aqui. Sentei, conversei com os diretores e pude ver mais verdade e mais transparência em tudo que me foi passado - explicou Renanto Cajá.

Cajá foi apresentado nesta quinta-feira pelo vice-presidente do Bahia, Pedro Henriques. O dirigente destacou o desempenho do meia na Série A do Campeonato Brasileiro do ano passado, quando ele foi um dos destaques da Ponte Preta.

- Todos acompanharam o belo campeonato que ele fez no ano passado. Uma posição que a torcida ansiava por um reforço. Eu acredito que Renato Cajá vai ter muito sucesso aqui conosco, repetir as grandes atuações que ele fez no ano passado e dar alegria para a nação tricolor, nos ajudando a alcançar o nosso objetivo, que é retornar à Série A - disse Pedro Henriques.

Renato Cajá tem 31 anos e assinou com o Bahia até dezembro de 2017. Ele começou a trabalhar no Fazendão somente na última terça-feira, porque teve de acompanhar a esposa, que passou por uma cirurgia. Segundo Cajá, ele espera estar em campo pelo Tricolor em uma semana.

- Mais uma semana. Não pude vir antes. Acho que em mais uma semana estou em campo. Estou me sentindo bem melhor, pude fazer três trabalhos físicos. E nos Emirados, a parte física é bem abaixo. Aqui são dois períodos, lá é um período, à noite. Quase não tem físico. Uma diferença enorme. Você não faz, praticamente, musculação. A gente já sente aqui esse calor. Com certeza, a preparação física aqui é muito competente - espera.

Destaque pela Ponte Preta no Brasileiro do ano passado, Renato Cajá já era conhecido do torcedor baiano muito antes. Em 2013, ele defendeu o Vitória e foi responsável pelo primeiro gol do Arena Fonte Nova, justamente contra o Bahia. O jogador vê as passagens pela Ponte e pelo Leão como as melhores da carreira.

- Depois daquele campeonato [Campeonato Baiano de 2013], o Bahia me procurou. Era para eu ter vindo no outro ano, acabou não acontecendo. Mas eu estou tendo essa oportunidade agora de marcar com a camisa do Bahia. Uma grande equipe, com certeza. Muita alegria estar vestindo essa camisa. Um dos maiores do Brasil, para mim. Marcar também meu nome, não só eu, mas o grupo todo (...). [O auge] Foi o Baiano [2013] e esse Brasileiro [2015] aí. O Baiano aqui foi bom, a gente pôde vencer e ficar na seleção do Baiano. O time todo foi muito forte. Acredito que foi mais especial o da Ponte, um campeonato mais expressivo, você pega grandes equipes. Acredito que fiquei cinco ou seis rodadas na seleção do Brasileiro. Foi um começo muito bom. Infelizmente, não pude permanecer. Mas agora é esquecer o que passou e marcar aqui de novo. É isso que eu estou esperando, lutando, e vou batalhar batalhar para fazer um grande campeonato.

Além de Al Sharjah, Ponte Preta e Vitória, Cajá também tem passagens por Mogi Mirim, Ferroviária, Grêmio e Botafogo. Nas experiências internacionais, ele atuou pelo no Al-Ittihad (Árabia Saudita), no Guangzhou Evergrande (China), no Kashima Antlers (Japão) e no Bursaspor (Turquia).

Confira outros trechos da apresentação de Renato Cajá:

ESCOLHA PELO BAHIA

- O tempo que eu passei lá [nos Emirados Árabes], o time não pôde render, não pôde fazer um grande campeonato. Quero aproveitar esse ano aqui, em um grande clube. Agradeço ao presidente e ao vice pela confiança, o desejo que eles tiveram de me contratar. E isso foi o diferencial. Eles conversaram comigo, foram lá em Campinas falar do projeto, do desejo que o Bahia tinha da minha vinda e eu pude aceitar com todo carinho. E quero mais um desafio. Subi duas vezes com a Ponte. Quero marcar mais uma vez aqui no Bahia, tendo acesso e fazer um grande campeonato.

RETORNO A SALVADOR

- Cidade boa, tranquila. O trânsito está um pouco complicado. Gosto de final de semana pegar minha família e ir para uma praia mais tranquila. Tenho amigos aqui. Deixei amigos aqui na minha primeira passagem. Ficaram muito felizes com a minha volta. E estou muito esperançoso para que esse ano seja maravilhoso e possa estrear o mais rápido possível. Espero que semana que vem já possa estrar entrando em campo.

RECEPÇÃO

- Parece que eu já estou aqui há anos. Molecada muito boa, pessoal muito humilde. Tem clubes que a gente chega e o pessoal nem te abraça, nem fala com você. Mas, aqui, é diferente. Treinador, a comissão técnica, todos te abraçam. Já conhecia alguns. O pessoal vem, conversa. O Jackson [zagueiro] também que chegou, já pude conversar com ele. E no dia a dia a gente vai se entrosando mais rápido. Com certeza, vai ser um ano especial.

Leia mais:
Vice-presidente do Bahia aponta erros de 2015 e expectativa sobre Renato Cajá
Apresentado, Renato Cajá lembra acessos na carreira e diz: ‘Quero mais um desafio’
Hernane promete camisa autografada para pequeno torcedor: ‘Quero te conhecer’
Com parte do elenco liberado, Bahia se reapresenta e treina pensando no Avaí pela Série B
Danilo Pires pede que Bahia mantenha pegada na Série B

Fonte: Ge.com