Postado por - Newton Duarte

Camisa 10 do sub-20 do Bahia sonha em se tornar profissional

Amapaense camisa 10 no sub-20 do Bahia sonha em se tornar profissional

Endrick Santos realiza o sonho de disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, onde já marcou um gol. Jovem promessa se inspira no pai ex-jogador no Amapá

Que o sonho da maioria dos garotos brasileiros é ser jogador de futebol profissional num grande clube não é mais novidade. Para quem mora no Norte do Brasil as dificuldades são ainda maiores tendo em vista a falta de oportunidade e a distância dos grandes centros do esporte, a maioria localizados no eixo Sul-Suldeste do país. Driblando esses e outros aspectos é que um amapaense vem conquistando seu espaço. Jovem promessa do Bahia, Endrick Santos, conhecido pelos amigos como ‘Parafita’, sonha em se tornar profissional.

Endrick Parafita entrou aos quinze anos para a base do Bahia (Foto: Reprodução/Facebook)

O garoto que começou a jogar aos seis anos de idade integra a base do Bahia desde 2011. Endrick nasceu no município de Santana, distante cerca de 17 quilômetros de Macapá, e a ida para o ‘Esquadrão de Aço’ não foi fácil. A distância dos familiares e o processo de adaptação ao clube aos 15 anos, foram as principais dificuldades.

Endrick hoje disputa a Copa SP de Futebol Júnior defendendo o 'Esquadrão de Aço' (Foto: Reprodução/Facebook)

- Não foi fácil ter vindo para o Bahia. A distância e o processo de adaptação em trouxeram muitas incertezas. Apesar disso, tinha o apoio da minha família que me incentivava o tempo todo. Isso aos poucos foi me dando segurança e tranquilidade, até conseguir me firmar no time - afirmou.

Endrick é filho de Clesio Parafita, um dos melhores meio campistas que já atuou no futebol amapaense em clubes como o Independente, Ypiranga e Santana. É quando fala do pai que o brilho nos olhos do garoto revela sua inspiração.

- Foi com o meu pai que aprendi tudo que sei hoje no futebol. Me levava com ele para os jogos, acompanhava de perto e adorava ver ele jogando. É sem dúvida, de onde vem minha inspiração e até hoje procuro sempre escutá-lo. É o meu ídolo – diz emocionado.

Antes de chegar ao sub-20 do Bahia, o menino passou pelo Santana Esporte Clube, Ypiranga e São José, times do Amapá. Na bagagem, títulos importantes como a Copa Metropolitana em 2012 e o Campeonato Baiano da categoria em 2014. Disputando a Copa São Paulo de Futebol Júnior já marcou um gol. O meia de armação canhoto, afirma que disputar a competição tem sido a realização de um sonho.

- Sou o capitão do time e junto com meus companheiros tenho uma grande responsabilidade com a equipe. Estamos batalhando para levar o Bahia para a decisão da Copinha e ficar com o título - comentou.

Amapaense já treinou com profissionais e conquistou títulos importantes como o Campeonato Baiano Sub-20 em 2014 (Foto: Reprodução/Facebook)

A jovem promessa já conseguiu treinar com o elenco baiano profissional, jogando ao lado de jogadores renomados como o pentacampeão mundial Kleberson, Fahel e Carlos Alberto, todos já conhecidos do futebol nacional.

- Acho que venho aos poucos conseguindo meu espaço, lógico que com muito esforço, trabalho e dedicação. O Bahia tem me dado muitas oportunidades e treinar ao lado de jogadores profissionais e conhecidos me dá muita experiência. Espero poder continuar treinando forte para conseguir meu objetivo que é o de me tornar profissional - destaca.

Clesio ao lado do filho Endrick (Foto: Reprodução/Facebook)

O pai Clesio Parafita acompanha de perto a carreira do filho e sempre que pode, costuma dar conselhos. Ele conta que nunca pressionou Endrick a seguir carreira no futebol, mas é o torcedor número um do filho para que o garoto tenha um futuro de sucesso.

- Sabíamos que era um sonho que ele estava buscando e com a força de vontade dele, aos poucos, foi conseguindo se adaptar. Hoje está aí dando os primeiros passos para se tornar profissional. Sou seu fã número um - enfatiza Clesio.