Postado por - Heitor Montes

Campanha em casa poderá motivar Bahia a buscar recomeço no Brasileirão

Neste sábado (21), o Bahia reencontra a sua torcida e faz a sua estreia em casa no Campeonato Brasileiro. Após a derrota para o Internacional em Porto Alegre, o Tricolor recebe o Santos na Arena Fonte Nova. Jogar em casa pode ser o grande trunfo do Bahia na campanha deste ano. Em 2017, o clube fez uma boa campanha nos seus domínios. Nesta temporada, os números são ainda melhores.

Em dez jogos em casa em 2018, o Tricolor venceu oito, empatou um e perdeu um, tendo um aproveitamento de 83,3%. Além dos bons números, a imagem da festa da torcida na chegada do ônibus da equipe antes do Ba-Vi decisivo do Campeonato Baiano foi uma das mais marcantes do ano. A equipe se empolgou tanto com a cena, que o volante Nilton subiu no teto do ônibus para registrar a festa antes do triunfo por 2 a 1 em cima do rival.

Festa da torcida do Bahia na chegada do ônibus do clube à Arena Fonte Nova (Foto: João Salvador) Festa da torcida do Bahia na chegada do ônibus do clube à Arena Fonte Nova (Foto: João Salvador)

No Campeonato Brasileiro de 2017, nas 19 partidas que o Bahia fez em casa, o Tricolor venceu dez, empatou quatro e perdeu cinco, ficando com um bom aproveitamento de 59,6%. Levando em consideração toda a última temporada, a equipe, em 32 jogos, venceu 21, empatou cinco e perdeu seis, ficando com um aproveitamento total de 70,8%.

A estreia em casa é o momento ideal para voltar a vencer e a desempenhar um bom futebol. O meia Zé Rafael acredita que esta é a oportunidade do Tricolor recomeçar no Brasileirão:

Acho que todos os jogos são importantes. O primeiro era importante, o segundo é importante e o último vai ser importante. Todos vão ser assim. O jogo de sábado é um jogo para a gente começar o campeonato, como se o último jogo não tivesse existido. A gente dá o primeiro passo no campeonato com nossa torcida. Um jogo num horário bom, um horário que permite que nossa torcida vá empurrar o nosso time, contra uma grade equipe. Uma equipe que vive um grande momento, e eu acho que nossa equipe tem grandes condições de fazer um bom jogo e começar de vez o campeonato

Zé Rafael também acredita que um bom resultado contra o Santos neste sábado será fundamental para o grupo retomar a confiança:

Trabalho sempre para melhorar. Sejam contra quem seja... time de Série D, ou time de Séria A, acredito que a preparação não só minha, mas de todo nosso grupo, a partir de agora, como foi falado, a chave tem que mudar. Nível de jogo e concentração tem que ser elevado, porque vamos enfrentar só grandes equipes e grande jogos agora. Jogos muito importantes e já começa sábado novamente um jogo decisivo para nós, para a gente começar a ganhar confiança no Brasileiro e na sequência a gente tem inúmeros jogos para mostrar ao nosso torcedor que a gente tem tudo para fazer um grande ano.