Postado por - Newton Duarte

'Campeões do Brasil'

'Campeões do Brasil' conta história dos dois títulos brasileiros do Bahia

EE lembra conquista sobre Santos de Pelé, do primeiro artilheiro do país e o bi em 1988, com histórias de Evaristo de Macedo, Bobô, Charles e Zé Carlos


O Bahia não é apenas um tradicional time do Nordeste. Os dois títulos brasileiros conquistados o colocam em um patamar alto do futebol nacional. O Brasileirão que todos conhecem nem sonhava em ser disputado quando o Bahia se tornou o primeiro campeão nacional. Em 1959, conquistou a Taça Brasil vencendo o Santos de Pelé, no Maracanã. O primeiro artilheiro da história também foi do tricolor baiano, Léo Briglia, no mesmo ano. A segunda conquista foi sobre o Internacional, em 1988, em pleno Beira-Rio, ano de uma coleção de histórias curiosas e engraçadas do técnico Evaristo de Macedo, o comandante da época. A cantora Cláudia Leitte foi convidada pelo "Esporte Espetacular" para narrar a história dos títulos do clube na série "Campeões do Brasil".

Claudia Leitte narrou a reportagem e falou da sua relação com o clube

- Esse título de 1988 eu nunca vou esquecer. Eu era vizinha do Bobô, na verdade meu tio tinha uma casa vizinha à casa dele e passamos o verão logo depois desse título lá. Eu o conheci, e passei a ser Bahia mesmo neste dia - contou Claudia Leitte.

A produção do programa entrevistou personagens que participaram dessas conquistas importantes, como Bobô, Zé Carlos, Evaristo, Charles e Briglia. Assista a reportagem completa no vídeo acima.

- O sujeito que torce para o Bahia não é um torcedor, ele é um apaixonado - exaltou o técnico Evaristo de Macedo.

O Bahia é o único clube nordestino a conquistar dois brasileiros. Para se ter uma ideia, o tricolor baiano tem o mesmo número de conquistas de Grêmio, Cruzeiro e Botafogo, e supera o Atlético-MG, atual campeão da Libertadores, que só venceu o Brasileiro uma vez, em 1971. Além disso, é o maior vencedor do Campeonato Baiano, com 44 conquistas, e bicampeão da Copa Nordeste (2001 e 2002).


Fonte: GE.COM

Foto: Christiane Mussi