Postado por - Newton Duarte

Campeonato Baiano 2014 é lançado em evento

Campeonato Baiano 2014 é lançado em evento realizado em Salvador


Segundo estadual mais antigo do Brasil, o Baianão será disputado por 12 equipes entre 9 de janeiro e 13 abril. Lançamento teve presença de cartolas e ex-craques


Festa reuniu dirigentes, jornalistas e ex-atletas

Uma grande festa com a presença dos representantes dos 12 clubes que disputam o Campeonato Baiano de 2014. Assim foi o lançamento do certame da Boa Terra. Segundo estadual mais antigo do país, o Baianão 2014 terá a mesma fórmula do ano passado. Como destaque, o retorno de dois tradicionais clubes do futebol local à divisão principal: Galícia, quarto maior campeão, e Catuense.

O evento, que foi realizado em uma churrascaria na capital baiana, foi bastante concorrido e contou com a presença de presidentes de clubes, representantes da Federação Bahiana de Futebol, ex-jogadores como Osni, Beijoca, João Marcelo, entre outros, além da imprensa.

Anfitrião do evento, o presidente da Federação Bahiana destacou a repetição da fórmula.

- É um campeonato em que as equipes já conhecem a forma de disputa. Graças a novas receitas, teremos melhorias técnicas nos clubes – disse Ednaldo Rodrigues, referindo-se a novos patrocinadores.

Em busca do primeiro Campeonato Baiano como novos presidentes de Bahia e Vitória, Fernando Schmidt e Carlos Falcão, respectivamente, foram dois dos dirigentes mais festejados.

Troféus do Campeonato Baiano 2014 foram os grandes destaques do evento

Baianão terá fórmula já conhecida

Assim como no ano passado, Bahia e Vitória não participarão da primeira fase da competição, que reunirá nove times se enfrentando em turno único em busca das cinco vagas para a segunda etapa do torneio. A degola será definida já no início do campeonato. Os dois piores times da chave inicial serão rebaixados para a Segunda Divisão. A competição começa nesta quarta-feira, dia oito de janeiro.

SAIBA MAIS

Tabela completa União Tricolor Bahia Copa São Paulo Jr

Os cinco classificados na primeira fase serão distribuídos em dois grupos para o segundo turno do Baianão 2014, que contará ainda com Bahia, Vitória e Vitória da Conquista. O Rubro-Negro e o Bode estão dispostos no Grupo A, que terá ainda o segundo e o quarto colocado da etapa inicial. No Grupo B, ficarão o Bahia, mais o primeiro, terceiro e quinto colocados da primeira fase.   

No segundo turno, que se inicia no dia 9 de fevereiro e vai até o dia 23 de março, os times se enfrentarão em sistema de ida e volta, em jogos com adversários de seus respectivos grupos. As duas equipes de melhor rendimento de cada chave se classificam para a fase mata-mata e os dois líderes dos grupos garantem participação na Copa do Nordeste de 2015.

As semifinais serão realizadas no sistema de dois jogos, marcados para os dias 26 e 30 de março. O mando de campo do segundo confronto e a vantagem da disputa, em caso de empate no “jogo de 180 minutos”, pertencerá ao time de melhor campanha na segunda fase.  A grande final também será disputada em dois jogos: nos dias 6 e 13 de abril. Mais uma vez, o mando de campo do segundo confronto e a vantagem da disputa, em caso de empate, pertencerá ao time de melhor campanha desde a segunda fase.


Fonte: GE.COM

Foto: Divulgação/FBF e Eduardo Oliveira/Arquivo Pessoal