Postado por - Newton Duarte

Campeonatos Estaduais: Ainda faltam 70 dias para o fim do mundo de fantasia

Ainda faltam 70 dias para o fim do mundo de fantasia, de mentira dos Estaduais. Paciência

Tá chato. É chato. E conseguem piorar. Assim podemos resumir os campeonatos estaduais que se arrastam. Iremos com eles conviver até o dia 3 de maio. Serão 70 dias falando sobre jogos insossos, clássicos que não fazem jus ao rótulo e times tão fracos em campo que clubes tradicionais e sem elenco parecem, em determinados momentos, terem boas equipes. Um mundo de fantasia, de mentira.

Para que servem hoje esses campeonatos que no passado agitavam as massas e mexiam com nossos corações? Serve para um Botafogo que recomeça do zero elevar sua auto-estima, mas sob o risco de se deixar enganar. Serve pra Alexandre Pato marcar gols (no plural mesmo) e "renascer" pela enésima vez. Serve para o Vasco manter a freguesia do Fluminense. Serve para Robinho se destacar.

Mas e daí? Sim, e daí? Não, senhoras e senhores, este não é um post em defesa do fim dos campeonatos estaduais. Digamos que aqui iremos clamar pela sua completa reformulação e enxugamento. De novo. Pois isso se faz necessário. Menor número de times, jogos com relevância, um filtro mais eficiente que eleve a qualidade técnica, um certame que volte a agitar o povo. E que faça sentido.

Como além desses 70 dias seguiremos aturando o aspecto político, a cartolagem, os interesses diversos que ficam acima do futebol, evidentemente os estaduais não irão se modificar. E seguem nos obrigando a repetir o que é dito há anos: não se iluda, não se deixe enganar. Vitórias nesses campeonatos importam muito menos do que os mais ingênuos imaginam. Não sejamos ingênuos. É isso que eles querem.