Postado por - Newton Duarte

Campeonatos terão LRFE no regulamento

Campeonatos terão LRFE no regulamento

Um acordo tecido por CBF, clubes, Bom Senso e Sindicado dos Atletas determinou que a confederação incluirá no regulamento de suas competições uma Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte. A proposta já foi endossada pelo presidente José Maria Marin e seu sucessor, Marco Polo Del Nero. A ideia é fazer um contraponto à manobra parlamentar do senador Romero Jucá, que incluiu na MP 656 um modelo de renegociação da dívida dos clubes com a União que não prevê nenhuma contrapartida.

DOIS GUMES

Para o presidente da Comissão dos Clubes na Câmara, Vilson Ribeiro de Andrade, a manobra parlamentar teve suas vantagens. “O prazo de renegociação é melhor para os clubes. Além disso, acelerou o processo parlamentar”, explicou. De outro lado, o Bom Senso ainda espera que a presidente Dilma Rousseff vete a MP 656, visão compartilhada por gestores profissionais do futebol brasileiro.

PRESSÃO

Além da LRFE, corre em Brasília uma proposta de lei do deputado Raul Henry (PMDB-PE) que prevê uma nova partilha dos direitos de transmissão na TV. A ideia tem o apoio de clubes como São Paulo, Cruzeiro, Atlético-MG, Internacional e Grêmio, que tiveram rendimentos dentro de campo e de audiência melhores do que os de Corinthians e Flamengo, clubes que mais arrecadaram receitas de TV.

DE LETRA

“Essa manobra é imoral para o futebol brasileiro”

Vilson Ribeiro de Andrade, presidente da Comissão dos Clubes, sobre a MP que tentou ‘driblar’ a LRFE no Congresso.