Postado por - Newton Duarte

CAN 2015: Em final dramática, Costa do Marfim vence Gana nos pênaltis; Assista

Costa do Marfim vence Gana nos pênaltis e é bicampeã da África

Após 23 anos, a Costa do Marfim conquistou o bicampeonato da Copa das Nações Africanas em reedição da final de 1992, contra Gana. Novamente, o título foi decidido nos pênaltis após empate sem gols no tempo normal que se estendeu também à prorrogação. Nas penalidades, os marfinenses venceram por 9 a 8, no Estádio de Bata, na Guiné Equatorial.

O destaque da partida foi o goleiro, da Costa do Marfim. O arqueiro atuou apenas no jogo decisivo e, após defender a cobrança do arqueiro adversário, selou o triunfo ao converter seu pênalti.

Gervinho, atacante da Roma, não quis ver as cobranças de pênaltis

O jogo – A Costa do Marfim desperdiçou a primeira boa chance da partida, aos 17 minutos. Em falha da defesa adversária, Gervinho ficou com a bola e tocou para Gradel. Da direita da área, ele chutou livre e de primeira, mas a bola passou por cima da meta.

Gana respondeu aos 26. Atsu recebeu passe próximo à área, dominou e finalizou para carimbar a trave direita do goleiro Barry. A equipe voltou a ter boa oportunidade aos sete minutos, em chute de Ayew que acertou o poste esquerdo.

Os ganeses voltaram a ameaçar apenas aos 23 minutos do segundo tempo. Mubarak abriu espaço e finalizou de longe, mas a bola passou por cima da meta. Na sequência, Boye cabeceou bem, mas à esquerda do gol.

Costa do Marfim venceu Gana nos pênaltis e conquistou a Copa das Nações Africanas (Foto: Khaled Desouki - AFP)

O restante do segundo tempo não teve grandes emoções, e o empate obrigou a disputa da prorrogação. No tempo adicional, as equipes também não levaram muito perigo, com a produção ofensiva prejudicada pelo cansaço. Com isso, o vencedor da Copa das Nações Africanas teve de ser definido nos pênaltis.

Nas penalidades, a Costa do Marfim venceu por 9 a 8. Pelos marfinenses, Aurier, Doumbia, Yaya Toure, Kalou, Kolo Toure, Kanon, Bailly, Die e o arqueiro Barry converteram. Já Bony e Tallo erraram. Pelo lado de Gana, Wakaso, Jordan Awey, André Awey, Mensah, Agyemang-Badu, Afful, Baba e Boye acertaram, enquanto Acquah, Acheampong e o goleiro Razak falharam.

Ganês André Ayew, filho de Abédi Pelé, não conseguia conter as lágrimas com a derrota