Postado por - Newton Duarte

Candidato a 'matador' afirma: 'O futebol ferve aqui no Nordeste'

“O futebol ferve aqui no Nordeste”, afirma atacante gaúcho Léo Gamalho

Jogador diz que não tem meta de gols programada para a temporada e afirma que levar Bahia de volta para a elite do futebol brasileiro vai ser uma realização

IMG_0034

Léo Gamalho nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Passou pelas categorias de base do Grêmio e foi lançado profissionalmente no River Plate, da Argentina. Apesar do histórico nos Pampas, é no Nordeste brasileiro que o atacante se sente em casa: o Bahia é o sexto clube da região que o atleta defende na carreira. E a longa experiência reunida em passagens por Santa Cruz, Ceará, ABC, ASA e América-RN criaram uma identidade nordestina para o atacante gaúcho.

- A minha esposa adora o Nordeste. A adaptação sempre foi boa. Eu gosto do calor do torcedor. É uma situação que me incentiva bastante. No Sul é diferente. O futebol ferve aqui no Nordeste. Ainda bem que tenho conseguido fazer boas temporadas, não tem porque não dar certo aqui no Bahia, que é um clube de expressão. Então tenho certeza que vai ser um grande ano – disse Léo Gamalho, nesta segunda-feira.

Na temporada passada, o novo atacante tricolor marcou 32 gols e ficou atrás apenas de Magno Alves (37 gols) no ranking de artilharia de 2014 em todo o Brasil. O bom rendimento não faz com que Léo Gamalho crie metas para a temporada. Para o goleador, o importante é vencer, mesmo que não seja ele a balançar as redes adversárias.

- Não tive meta. A única coisa que fazia toda partida era estar marcando, dando passes. Não coloco meu objetivo individual acima do da equipe. Quero ganhar partidas, seja com gol meu, com gol de um companheiro. Eu sou mais um nessa engrenagem e quero continuar desse jeito – declarou.

Léo Gamalho também não gosta de provocar os torcedores rivais. O atacante afirma que futebol se resolve dentro de campo, e a troca de gracejos pode resultar em conflitos nas arquibancadas.

- Minha relação sempre foi profissional. No ano passado fui feliz, artilheiro do Pernambucano. Dei meu melhor, não gosto de entrar em rivalidade. A gente pode levar uma coisa de torcedor, pode levar para dentro do campo, alguma situação de violência, principalmente em clássico. Quero manter os pés no chão, manter a humildade. Não preciso de declaração para criar rivalidade. Respeito todo mundo, meus companheiros. Só quero ajudar o Bahia e honrar essa camisa – disse o artilheiro.

O atacante também lembrou da expectativa da torcida do Bahia. Os triunfos sobre o Shakhtar e o Bahia de Feira em amistosos renovaram o ânimo dos tricolores, que esperam um grande ano de 2015.

- O torcedor do Bahia, pelos amistosos, está com expectativa boa. Jogadores chegando, e esse grupo está forte. Tem pessoas capacitadas gerindo o clube. Da minha parte, vou trabalhar bastante. Vou honrar a camisa do Bahia. Não posso me acomodar na carreira. Quero sempre fazer o melhor. Gols, assistências, carrinho... São várias coisas. Quero reunir vários fatores para ajudar o Bahia esse ano – pontuou.

Léo Gamalho não esqueceu que o principal objetivo do Bahia em 2015 é o retorno para a Série A. E, para o atacante, cumprir a missão será uma realização.

- Assim que assinei o contrato, passou a ser meu foco principal. O Bahia é uma equipe que veio da Série A, mas que, desde que começou o ano, o presidente novo passou esse objetivo. Vai ser uma grande felicidade colocar o Bahia na Série A – concluiu.