Postado por - Newton Duarte

Candidatos e imprensa conhecem modelo de votação

Sistema apresentado

Candidatos e imprensa conhecem modelo de votação

eleicao2

De forma minuciosa, o sistema de votação que será utilizado nas eleições do Bahia, sábado, foi apresentado aos representantes dos candidatos e à imprensa esportiva ao longo desta quarta-feira, no Fazendão.

Pela manhã, todas as chapas tiveram a oportunidade de indicar técnicos de TI (tecnologia da informação) para examinar o sistema e a sua funcionalidade, o que acabou acontecendo em alguns casos.

Após críticas e sugestões, além do esclarecimento de dúvidas, chegou-se ao formato adotado.

No período da tarde, Mauro Leonardo e Fábio Vilas Boas, representantes da empresa contratada, a Relata Soft, fizeram demonstrações a jornal A Tarde, TV Bahia, TV Band, Bahia Notícias, Tudo FM e Sociedade.

A TV Bahêa também marcou presença e divulgará um vídeo do encontro.

Várias simulações foram realizadas, sempre com o acompanhamento da imprensa.

No sábado, dia da eleição, o sócio do Bahia terá 30 cabines de votação disponíveis, inclusive com um tipo exclusivo para portadores de necessidades visuais.

As chapas concorrentes também poderão indicar representantes técnicos, que ficarão isolados em uma sala de monitoramento, para que possam acompanhar o pleito e o funcionamento do sistema.

Segundo Mauro Leonardo, o resultado poderá ser obtido de forma imediata (pouco depois das 17h), o procedimento é mais transparente que o utilizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e é capaz de possibilitar o voto à distância para os sócios que moram fora de Salvador nas próximas eleições. “Todos saíram confiantes e empolgados”, afirmou.