Postado por - Newton Duarte

Caos aéreo

Mais da metade dos gols sofridos no Brasileiro foi em bola aérea

Dos 31 gols sofridos pelo Bahia no Brasileiro, 16 foram em jogadas pelo alto. Cristóvão diz que defesa já foi alertada. Resta, então, colocar em prática

É um verdadeiro fuzuê na área tricolor quando a bola vem pelo alto. Seja de escanteio, cobrança de falta ou jogada de linha de fundo, o sistema defensivo do Bahia tem encontrado bastante dificuldade para cortar as bolas lançadas na área de Marcelo Lomba nesse Brasileirão. Diante do Corinthians, na última rodada, as falhas ficaram evidentes: duas cobranças de escanteio, dois gols e nenhum pontinho conquistado.

Bola na área tem sido o terror para defesa do Bahia. Mais da metade dos gols sofridos no Brasileiro foi em jogada de bola aérea

O técnico Cristóvão Borges, até tentou minimizar os vacilos do sistema defensivo azul, vermelho e branco. “Não costumamos tomar gol assim, de escanteio. O último foi há muitas rodadas atrás”, disse o comandante. De fato, o último gol proveniente de jogada de escanteio aconteceu na 17ª rodada, quando a Portuguesa venceu o Bahia por 3x2, no Canindé. Naquela ocasião, o meia Souza cruzou para o zagueiro Moisés Moura marcar o dele de cabeça.

Mas se forem levados em consideração os lançamentos na área nessa Série A, o Esquadrão fica devendo. Dos 31 gols sofridos até o momento na competição, 16 aconteceram em bolas levantadas na defesa tricolor, ou seja, 51,6%.

Desses 16, oito foram de cabeça, enquanto o resto aconteceu após pane geral nos homens responsáveis por cortar a bola. “A jogada de bola parada pode definir um jogo. Não se pode vacilar nesse quesito. Bobeamos contra o Corinthians e isso não pode mais acontecer daqui pra frente”, reitera o goleiro Marcelo Lomba.

Confira também:

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Esquerda

Curiosamente, nas jogadas de escanteio, os gols sofridos surgem justamente em cobranças realizadas pelo lado esquerdo da defesa do Bahia. Além dos dois gols levados dessa maneira diante do Corinthians, os vacilos se repetiram contra Atlético Mineiro e Portuguesa. Do mesmo jeitinho: cruzamento de escanteio da esquerda e o jogador rival sobe livre para marcar.

O técnico Cristóvão Borges lamenta. “Uma jogada de bola parada é uma jogada marcada, preparada pelo adversário. É definida a marcação, cada um pega um”, explica.

O volante Hélder completa. “Não pode se repetir. Cristóvão sempre conversa com a gente. Quando tá todo mundo dentro da área não dá pra bobear”. Lição ensinada, resta cumprir.

Os vacilos pelo alto

Criciúma 3x1 Bahia  (1ª rodada): Marlon bate a falta da intermediária, Lomba sai errado e Matheus Ferraz, de cabeça, faz o primeiro do Tigre.

Internacional 1x2 Bahia (3ª rodada): D’Alessandro dá um bico e a defesa  tenta impedimento. Forlán, dentro da área, domina e faz o gol de honra colorado.

Bahia 0x2 Corinthians (6ª rodada): 1º gol: Alessandro levanta na área. Madson falha, Pato domina no peito e chuta na trave. A bola volta e ele marca.

2º gol: Romarinho cruza e Madson corta errado. A bola sobra no pé de Pato.

Bahia 0x3 Grêmio (13ª rodada): Neto falha e Elano cabeceia na trave. Riveros faz de peixinho.

Atlético-MG 2x0 Bahia (14ª rodada): Ronaldinho cobra escanteio pela esquerda e Leonardo Silva sobe livre de cabeça.

Portuguesa 4x2 Bahia (17ª rodada): 1º gol: Com 1 minuto de jogo, Souza bate escanteio e Moisés Moura, de cabeça, finaliza.

2º gol: Souza cobra falta pelo lado esquerdo da defesa. Bérgson sobe sozinho e testa para as redes de Lomba mais uma vez.

Bahia 1x3 Cruzeiro (18ª rodada): 1º gol: William cruza, Raul para na marcação e Borges faz.

2º gol: William cobra falta pelo lado direito. Dedé cabeceia para a defesa de Lomba. Júlio Baptista, dentro da pequena área, pega o rebote.

Coritiba 2x2 Bahia (21ª rodada): 1º gol: Robinho levanta para Julio César. O centroavante tenta cabecear, mas fura. Mesmo assim, a bola bate no zagueiro Titi e entra.

2º gol: Jânio chuta forte de longe e Lomba espalma. Na sobra, Júlio César cruza e Alex, de bicicleta e na linha da pequena área, manda pro gol.

Corinthians 2x0 Bahia (25ª rodada): 1º gol: Sheik cobra escanteio do lado esquerdo. Guilherme antecipa a marcação de Jussandro e dá uma casquinha. Guerrero, sozinho, mergulha de peixinho para abrir o placar.   

2º gol: Sheik bate escanteio. Cléber sobe sozinho.


Fonte: Miro Palma – Correio

Foto: Robson Mendes/Correio