Postado por - Newton Duarte

'Cara de pau': Qual a melhor declaração dita por Del Nero?

Precisamos de ajuda para escolher a declaração mais cara de pau dita por Del Nero

A posse de Marco Polo Del Nero, efetivamente, foi consumida após a Copa do Mundo. José Maria Marin tinha quase um ano de mandato pela frente, mas o seu braço direito havia vencido as eleições, sempre aparecia nos eventos oficiais, e principalmente em 2015, falava em nome da CBF. O que transforma a cerimônia desta quinta-feira em um evento protocolar (chato), um palanque para Del Nero apresentar as suas diretrizes e contar o seu próprio conto de fadas.

O discurso de posse e a primeira entrevista do novo homem forte do futebol brasileiro como presidente da CBF têm vários momentos de pura ficção. Parece uma obra da Disney misturada com uma do George Lucas (curiosamente algo parecido com o sétimo episódio de Star Wars). Tanto que, após horas de discussão na redação da Trivela, ainda não conseguimos escolher a frase mais cara de pau de Marco Polo Del Nero. Por isso, separamos as seis melhores (piores) e queremos a sua opinião! Vamos lá:

“Em outras questões, a MP 671 coloca em risco a participações dos clubes e da seleção brasileira em competições internacionais. Pode promover a queda de receita das agremiações e agride a autonomia constitucional dos clubes” Fonte: Globo Esporte

A MP 671 é a Medida Provisória da presidente Dilma Rousseff que renegociou a dívida dos clubes brasileiros, com algumas contrapartidas. Algumas delas impõem gestões responsáveis e limites de mandatos às federações, basicamente dois conceitos dos quais os dirigentes brasileiros fogem que nem o diabo da cruz. O problema com opinião de Del Nero é achar que o governo está obrigando alguém a fazer alguma coisa. Não está. Adere à MP quem quiser. Quem não quiser, que pague os seus impostos direitinho, todos eles, como qualquer outro cidadão. Portanto, não agride a “autonomia constitucional dos clubes”. Os clubes têm a autonomia plena de escolher o caminho que querem percorrer.

“Não é uma continuidade. É uma nova administração. Marin foi magnífico. Não podemos ficar parados com as glórias das conquistas de Marín” Fonte: LANCE!

Essa foi bem engraçada, mas não sei exatamente por quê: se foi a afirmação de que a sua administração “não é uma continuidade”, sendo que ele apareceu ao lado de Marin em basicamente todas as fotos que o ex-presidente tirou desde 2011, ou se foi o uso da expressão “as glórias das conquistas de Marin”, que envolvem, entre outras coisas, uma derrota por 7 a 1, em casa, na semifinal da Copa do Mundo.

“O Gallo faz um excelente trabalho, sobretudo em descobrir atletas novos que estão fora” Fonte: LANCE!

Os resultados de Alexandre Gallo nas competições de base não são bons. Isso não seria um problema se ele estivesse ajudando a desenvolver os jogadores e a implementar a filosofia do time principal (se existir alguma), mas nem isso. O time dele foi várias vezes criticado por ser forte demais, alto demais e não valorizar a técnica. Sem contar um outro negócio: Gallo quase foi demitido na época do Carnaval. Todo mundo pode muito bem ter mudado de ideia, mas entre “um excelente trabalho” e uma “quase demissão” existe um oceano.

“Temos que saber qual a razão para formar a liga. Vai ser uma nova diretoria, os clubes vão ter gastos com ela, e não vão conseguir fazer o que a CBF faz. A CBF não cobra nada da Série A. E ajuda nas Séries B, C e D. Se fizesse a liga, quem paga a conta da Série B? Se levar, paga tudo. Não adianta pegar só o pedaço bom. Temos patrocinadores, estamos bem estruturados” Fonte: LANCE!

A CBF afirma que ajuda as séries inferiores financeiramente, e no seu discurso, Del Nero afirmou que “a nossa administração (agora é continuidade, não se percam) valorizou as Séries C e D” e investiu R$ 100 milhões nelas. Apenas em 2013, um ano dos quatro de mandato, a entidade faturou aproximadamente R$ 450 milhões. Ou seja, poderia muito bem investir mais, não? Segundo, quem disse que os clubes grandes precisam “levar tudo” para criarem uma liga? Peguemos o exemplo da Inglaterra: a Premier League é responsável pela primeira divisão; a Football League é responsável pela segunda, terceira e quarta divisão; e a Federação Inglesa é responsável pelas outras e pela seleção inglesa. Tudo funciona muito bem. Por que, mesmo, eles precisariam “levar tudo”?

“Dunga está certo ao colocar que jogam os melhores. Não pode ter essa história de família. Concordo com ele.”

Marco Polo cutuca Felipão sem nenhuma sutileza, mas ele precisa lembrar que Dunga é o treinador que levou Doni e Kleberson à Copa do Mundo por causa do título de uma Copa América conquistado três anos antes e de gratidão ao jogador que se lesionou servindo a Seleção.

“O regionais eram valorizados, mas hoje não são mais. Precisam voltar a ser. E minha diretoria vai ajudar neste sentido.”

Os regionais não são mais valorizados pelos clubes e pelos torcedores. Pelos dirigentes, eles continuam com o prestígio em alta, afinal, tomam conta dos primeiros quatro meses do calendário brasileiro. Eles precisam voltar a ser valorizados como antes ou precisam se adequar à importância reduzida que eles têm hoje? Para o bem de Del Nero politicamente, a primeira opção. Para o bem do futebol brasileiro, a segunda.