Postado por - Heitor Montes

Carpegiani fala de injeção de confiança, mas diz: "Mérito é dos jogadores"

Na segunda partida sob o comando de Paulo César Carpegiani, o Bahia continuou mostrando uma grande evolução. Jogando na Arena Fonte Nova, o Bahia não tomou conhecimento do líder Corinthians na noite deste domingo (15), se impôs na partida e venceu por 2 a 0, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em entrevista coletiva após o triunfo, Carpegiani deu todo o mérito do triunfo aos jogadores, dizendo que o seu papel foi injetar confiança na equipe.

Acho que o mérito é dos jogadores. Não tem a menor dúvida disso. Eles são merecedores. Eu fiz um trabalho, dei confiança, porque começar um trabalho nem sempre é fácil, tem as descobertas, as dúvidas. Hoje, estou descobrindo minha equipe. Os jogadores que entraram, até pela dificuldade... No segundo contra o Palmeiras, fomos fazer o gol aos 43, marcando alto. Houve um desgaste. Os atletas sentiram. Vai acontecer isso na quinta-feira, fora o desgaste emocional, quando formos para o clássico. Essa descoberta desse relacionamento foi fundamental

Carpegiani falou que o desgaste dos jogadores após o jogo contra o Palmeiras o forçou a fazer uma preparação diferente para a partida, focando na parte psicológica.

Voltamos sexta. No sábado, tinha departamento médico, e fui avisado que deveria ter um cuidado especial, porque o cansaço era externo. Em função de não contar com Mendoza, tive que mudar o time. O Edson eu não conhecia jogando, a não ser de ver pelo Fluminense, mas é diferente. O retorno do Tiago. Fizemos um treinamento no sábado caminhando, posicionando a equipe, para não haver desgaste. O mérito é desses jogadores. Transfiro o mérito para eles. Só injetei um pouco de confiança. Eles agradaram a ideia e estão conquistando a torcida

O Bahia é o 10º colocado do Campeonato Brasileiro, com 35 pontos. O tricolor volta a campo nesta quinta-feira (19), contra o Flamengo, às 20h, na Ilha do Urubu.

Confira o que Carpegiani falou na entrevista coletiva

Treinos
- O time de baixo, esse pessoal que entrou, quase não olho, porque faço um treino tático muito parado, então não consigo observar esses jogadores. Tenho um grupo e vou usar esse grupo. O mérito é todo deles. No primeiro tempo, impusemos um ritmo. Acredito que esses jogadores conquistaram a torcida. Para o próximo jogo, será fundamental. Estou muito satisfeito, porque tenho um time competitivo, que me agrada.

Sequência e entrosamento
- Quanto mais jogar, mais vamos adquirir a parte do conjunto. Volto a repetir. Esse brio foi fundamental para vencer um grande adversário. É uma bela equipe, a mais organizada do futebol brasileiro. O melhor futebol jogado há um mês e meio era do Grêmio, mas o mais organizado é o do Corinthians. Demonstramos isso no primeiro tempo, com força, ímpeto, mas a equipe sentiu, e isso era natural.

Substituição de Rodrigão
- Tive que tirar o Rodrigão, e até pedi desculpa para ele, porque naquele momento eu tinha que proteger a bola. Tirei o Rodrigão e coloquei o Régis a princípio, mas não foi suficiente. Mas eles [Corinthians] só tiveram uma oportunidade de gol, mas temos um grande goleiro, uma zaga fantástica, um meio pegador. Então, estou muito satisfeito.

Ganhando confiança
- No controle daquilo que eu vejo, as opções que passei a ter, me deixa tranquilo. Você tem que ter confiança para colocar determinados jogadores. Foi um jogo de alto risco, mas aqueles que entraram são grandes jogadores. Tem muita coisa no campeonato, não tem nada decidido. Vamos ter enfrentamentos diretos. Mas é importante isso, vencer o virtual campeão, e isso dá confiabilidade. A partir desse momento, nós reconquistamos isso.