Postado por - Newton Duarte

Caso Petros: STJD denuncia Corinthians por suposta escalação irregular

STJD denuncia Corinthians por suposta escalação irregular de Petros

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou Corinthians, Federação Paulista de Futebol (FPF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por suposta escalação irregular do meia Petros. Caso seja considerado culpado, o Corinthians perderá quatro pontos no Campeonato Brasileiro.

A questão é o novo contrato de Petros, que estava emprestado à agremiação do Parque São Jorge e ganhou um vínculo definitivo. Esse vínculo data de 2 de agosto, um sábado, mas o nome do jogador já apareceu no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF no dia 1º. O camisa 40 atuou no dia 3 no empate sem gols com o Coritiba.

O entendimento do auditor Gabriel Marciliano Júnior é que houve irregularidade. Petros está atuando sob esse registro desde então, mas não se entendeu inicialmente a suposta irregularidade como contínua. Como o novo contrato poderia ser registrado na data útil seguinte – segunda-feira, dia 4 de agosto –, só o jogo contra o Coritiba está em questão.

Denunciado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata justamente da inclusão de “atleta em situação irregular”, o Corinthians corre o risco de perder três pontos, além do ponto ganho no empate. Levando-se em conta a tabela de hoje, sendo punido, o time manteria a sexta posição, mas ficaria a cinco pontos da zona de classificação à Copa Libertadores.

A FPF, que enviou o registro, e a CBF, que o validou, serão julgadas no artigo 191 por supostamente deixar de cumprir regulamento. A federação estadual e a confederação, caso consideradas culpadas, estarão sujeitas a multas de R$ 100 a R$ 100 mil. O julgamento ainda não tem data.