Postado por - Newton Duarte

Caso Vítor Ramos: Flamengo de Guanambi aciona Vicetória no TJD-BA

Flamengo de Guanambi aciona Vitória no TJD-BA por escalação de VR3

Beija-Flor do Sertão acusa Leão de escalar zagueiro de forma irregular na partida do último sábado. Diretor do Fla diz que Bahia será terceira parte interessada na ação

Flamengo de Guanambi acusa Vitória de escalação irregular do zagueiro (Foto: Francisco Galvão/EC Vitória/ Divulgação)

A polêmica em torno da escalação do zagueiro Victor Ramos na partida contra o Flamengo de Guanambi, no último sábado, será definida no Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia (TJD-BA). Na tarde desta segunda-feira, o diretor do Beija-Flor do Sertão, Thiago Dantas, confirmou ao GloboEsporte.com que o clube entrou com uma ação na qual pede a eliminação do Vitória do Campeonato Baiano 2016. A alegação é de que o defensor atuou de forma irregular, tendo sido regularizado pela CBF após o prazo definido pelo regulamento do torneio estadual para registro de reforços contratados a partir de de negociações internacionais.

Segundo Thiago Dantas, o Bahia entrará como terceira parte interessada no processo. A diretoria do Flamengo de Guanambi tenta conseguir também o apoio do Fluminense de Feira e do Juazeirense, que também estão nas semifinais do Campeonato Baiano.

- Acabamos de dar entrada [na ação]. Amanhã o Bahia dará entrada no processo como terceiro interessado. A gente está conversando com Roberto Carlos, presidente do Juazeirense, nos disse que sim, também tem interesse. Passei o contato do nosso advogado para que eles conversassem. Ainda não conversei com o pessoal do Fluminense de Feira – disse o diretor do Flamengo de Guanambi ao GloboEsporte.com.

Em contato com a reportagem, o diretor jurídico do Bahia, Vitor Ferraz, confirmou que existe a possibilidade de que o Tricolor entre como terceiro interessado. Segundo ele, isso está sendo estudado pelo clube e deve ser definido em conversa com o presidente, Marcelo Sant'Ana.

- É uma possibilidade que há de fato, conforme o presidente [Marcelo Sant'Ana] colocou na entrevista. É uma situação que ainda não está definida. O presidente passou o dia fora, em compromisso. Vamos conversar para definir um posicionamento. Há uma chance, uma possibilidade, que está sendo estudada - disse Ferraz, em conversa com o GloboEsporte.com.

Thiago Dantas detalhou o parecer dado pelo escritório de advocacia do Rio de Janeiro, especializado em Justiça Desportiva, contratado pelo Flamengo de Guanambi para cuidar do caso.

- Eles [advogados] sinalizaram o óbvio: que o jogador atuou de forma irregular. Não tínhamos nem dúvida disso. Agora tem gente criando fatos novos para tirar o foco disso. O fato é que o jogador atuou irregular. Alguém no Vitória vacilou, não sabemos quem. Não sabemos também quem teve a informação da irregularidade. Antes do jogo acabar, estava nas redes sociais que Victor Ramos estava irregular. Perdemos dentro de campo, mas se tem uma brecha, o regulamento tem que ser cumprido – comentou.

O diretor do Beija-Flor do Sertão revelou ainda que o presidente do Flamengo de Guanambi recebeu uma ligação de Raimundo Viana. O mandatário rubro-negro teria entrado em contato para atestar que Victor Ramos estava em situação regular e também para reclamar da atitude do presidente do Bahia, Marcelo Sant’Ana, que no último domingo, em entrevista coletiva, se posicionou a favor da eliminação do Leão. 

- O pessoal do Vitória ligou, o presidente. Ele estava muito chateado com o Bahia. Falou que o Flamengo de Guanambi era organizado. Dizendo que o jogador estava regular – afirmou.

ENTENDA O CASO

A polêmica foi levantada por causa da presença de Victor Ramos no jogo do Vitória contra o Flamengo de Guanambi, pelas quartas de final do Baiano. A escalação estaria em contradição com o parágrafo terceiro do artigo 20 do Campeonato Baiano. O texto diz que, em caso de transferência internacional, o atleta tem que ter o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até o dia 16 de março. Victor Ramos, que pertence ao Monterrey, do México, teve o nome publicado no dia 18 de março.

O Vitória, por sua vez, nega qualquer irregularidade. De acordo com o clube, houve uma solicitação para a Fifa e para a CBF para que a transferência fosse considerada nacional. O argumento do Leão é de que, após o fim do empréstimo de Victor Ramos ao Palmeiras, em dezembro do ano passado, o ITC não saiu do Brasil, assim seria uma negociação nacional. Dirigentes do Rubro-Negro garantem ter uma autorização especial para tal ato.

Nome de Victor Ramos aparece no BID no dia 18 de março (Foto: Reprodução)

O zagueiro, inclusive, demorou de ser apresentado e regularizado pelo Vitória por questões burocráticas. O Monterrey precisou pedir uma autorização especial da Fifa para reativar o contrato do atleta e, assim repassá-lo ao Vitória. No sistema de registros da CBF, inclusive, o vínculo do jogador com o Palmeiras se encerrou no dia 31 de dezembro de 2015. O clube mexicano, então, teria reativado o contrato com o zagueiro no dia 16 de março e, dois dias depois, o empréstimo ao Vitória foi publicado no BID.

No domingo, o presidente do Bahia, Marcelo Sant’Ana, se posicionou publicamente sobre o assunto. De acordo com ele, o Tricolor também entende que o jogador foi escalado de forma irregular. O dirigente disse que o clube vai aguardar o desenrolar dos fatos nos próximos dias. Segundo ele, a Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia (TJD) deve tomar uma atitude.

Na manhã desta segunda-feira, o diretor do Flamengo de Guanambi, Thiago Dantas, revelou que o clube procurou um escritório especializado em direito desportivo para analisar o caso. De acordo com ele, a resposta inicial foi de que havia irregularidade e, diante disso, o clube prometeu entrar com uma queixa no Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia (TJD).