Postado por - Newton Duarte

#CASOCÁLCIO: Felipe foi para o Valência

Contratado por grande clube espanhol, volante mal atuou pelo Bahia

Aos 21 anos, Filipe Augusto chega do Rio Ave ao Valência; como transferência é por empréstimo, Bahia não tem direito a porcentagem

Depois de passar pelos exames médicos com êxito, o volante Filipe Augusto foi apresentado oficialmente pelo Valencia, onde chega vindo do Rio Ave, de Portugal. O jogador de 21 anos foi revelado pelo Bahia, mas engana-se quem pensa que o tricolor receberá alguma porcentagem da transação. Por se tratar de uma transferência por empréstimo e não em definitivo, o Bahia não tem direito a receber uma fatia do bolo, a menos que posteriormente a compra seja consumada.

Cria das categorias de base do Esquadrão, Filipe se profissionalizou pelo Bahia em 2012, após boa participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior daquele ano, quando foi capitão do time. Canhoto, dono de bom desarme, boa técnica e bom passe, surgiu como uma das grandes promessas da equipe. Filipe fez apenas quatro partidas no time profissional do Bahia, sendo três pelo Baiano e uma pela Copa do Brasil. Na época, Falcão era o treinador. Filipe só foi titular uma vez, em um empate por 1x1 com o Juazeiro, pelo estadual daquele ano.

Em sua apresentação, Filipe foi enaltecido pelo presidente do Valencia, Amadeo Salvo. "É um jogador jovem, em que temos esperança que será muito importante para o Valencia, agora e também no futuro", disse, antes de destacar ainda o nível técnico de Filipe e dar as boas vindas ao clube.

Filipe usará a camisa 4 no Valencia

Por sua vez, o volante se mostrou tranquilo em suas primeiras palavras como jogador do Valencia e adotou um discurso humilde, afirmando que chega para somar.

"Estou muito feliz por chegar a um grande clube como o Valencia. Sempre sonhei em jogar na Espanha então, para mim, chegar em um grande clube e poder jogar aqui me faz sentir que é um sonho realizado. Estou muito feliz e espero ajudar. Chego para ajudar todo o grupo a conquistar os objetivos almejados pelo clube", disse.

Nascido em 1993, Filipe é pouco conhecido pelos torcedores do Bahia, já que ficou menos de seis meses vestindo a camisa tricolor. Ele chegou a ser convocado pelo então técnico Ney Franco para a Seleção Brasileira sub-20 e foi titular na maioria dos jogos do Torneio 8 Nações, disputado na África do Sul, sagrando-se campeão.

No dia 7 de junho de 2012, foi vendido para um grupo de investidores e posteriormente colocado para atuar no Rio Ave, da primeira divisão portuguesa. Na época, o então gestor de futebol do Bahia, Paulo Angioni, revelou que a negociação foi conduzida pelo ex-presidente Marcelo Guimarães Filho. O grupo que comprou o passe do jogador é do empresário português Jorge Mendes, que cuida da carreira de estrelas como o técnico José Mourinho e o atacante Cristiano Ronaldo.