Postado por - Newton Duarte

CBF cria o 'Conselhão do Futebol´; Entenda

Vem aí o ´Conselhão´da CBF

Está em fase de montagem na CBF um "Comitê de Boas Práticas". O nome não é definitivo, mas a ideia é criar um grupo de profissionais de diversas áreas, além de jogadores, presidentes de clubes e de federações para discutir assuntos e propor melhorias para o futebol. A entidade espera anunciar o projeto até março.

Entre os representantes desta espécie de Conselho, parecido com o que o governo Dilma Rousseff montou em Brasília, popularmente chamado de "Conselhão", estarão economistas, juristas, profissionais de comunicação, entre outras profissões afetas a decisões do futebol.

Assim como no "Conselhão" do Governo Federal, a criação do "Conselhão do Futebol" faz parte de uma tentativa de melhorar a aceitação e a imagem da CBF perante a sociedade civil. E também entre aqueles do futebol que tem se mostrado contrário às práticas enraizadas na casa que comanda o futebol do país.

O secretário-executivo da CBF, Walter Feldman, de quem partiu a ideia, não quis dar detalhes do projeto. Questionado sobre como será a dinâmica do grupo e quem fará parte, ele apenas disse que "temos várias questões em andamento" e que ele será lançado "no tempo possível".

Feldman alega que, neste momento, a imprensa não tem espaço para uma "agenda positiva" e não quis dar mais informações a respeito.

Capita foi convidado

Nomes já estão sendo discutidos e alguns convidados, como o capitão da seleção no tri, Carlos Alberto Torres. O blog não conseguiu falar com o jogador para saber se ele aceitou o convite. A estrutura do grupo ainda não está definida, nem se terá a figura de um presidente.

O nome de Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo, foi sugerido para ocupar posto de destaque na estrutura, mas o blog apurou que a possibilidade não foi bem aceita por dirigentes que comandam o futebol carioca. Bandeira não chegou a ser convidado.

Até o momento, ninguém ligado ao movimento Bom Senso também foi contatado para fazer parte do processo.