Postado por - Newton Duarte

CBF: Criação do Brasileiro Sub-20 e mudanças no Registro de Atletas

CBF planeja criar Brasileiro Sub-20 e mudanças no registro de atletas

Entidade pretende ainda ampliar a Copa do Brasil de base na categoria sub-15 e afirma que clubes serão responsáveis por cadastrar seus jogadores

Manoel Flores falou sobre a criação de novos torneios para a base (Foto: Reprodução/Youtube)

O III Encontro Técnico das Categorias de Base da CBF, realizado nesta segunda-feira, na sede da entidade no Rio de Janeiro, trouxe importantes novidades para os 40 clubes presentes no evento. Entre as principais, estão a criação de um Campeonato Brasileiro sub-20 e a ampliação da Copa do Brasil para a categoria sub-15. Além disso, o registro de atletas será reformulado.

Na abertura do encontro, o gerente de competições da CBF, Manoel Flores, confirmou que as duas competições estão em fase final de elaboração. Além disso, também há estudos na questão de viabilização de ambas.

- A ideia para a criação das competições foi feita para atender as demandas dos próprios clubes e que recebeu apoio do Alexandre Gallo. A Copa do Brasil segue os moldes das categorias sub-17 e sub-20, enquanto o Brasileiro ainda estamos estudando a melhor forma de construção e regulamento. Não sabemos como será feito, mas está em fase final de elaboração. Acredito que até o fim de novembro teremos novidades - disse.

Outro ponto abordado durante a manhã desta segunda-feira na CBF foi o registro de jogadores. Reynaldo Buzzoni, chefe da Diretoria de Registros e transferências da entidade, mostrou para os presentes como será o novo formato de legalização dos jogadores. Uma das principais mudanças será que os clubes, e não mais as federações, serão responsáveis por cadastrar seus respectivos atletas.

- Desde que assumi em agosto vi muitos erros nos registros de jogadores. O novo formato tem como simplificar e colocar os clubes, e não as federações, como os responsáveis por cadastrar seus respectivos atletas. Qualquer falta de informação ou erro o sistema trava e o profissional não ficará apto a jogar pelo clube - explicou.