Postado por - Newton Duarte

CBF desprestigia Copa do Brasil mantendo critério de classificação à Sul-Americana

CBF mantém critério de classificação à Sul-Americana, 'punindo' Copa do Brasil

Em Regulamento Específico de Competições divulgado na última segunda-feira, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) mantém o sistema de classificação para a Copa Sul-Americana. Adotado desde 2013, o critério é polêmico por "presentear" os clubes de elite eliminados precocemente na Copa do Brasil.

O sistema mantido consiste em ceder as seis vagas no torneio continental aos clubes melhores colocados na Série A do ano anterior que não estiverem nas oitavas de final da Copa do Brasil. Sendo assim, um clube bem colocado no último Brasileiro pode "escolher", na quarta fase da Copa do Brasil, se avança no torneio nacional ou passa a disputar a Sul-Americana.

A medida dá carta branca aos clubes que quiserem adotar tal estratégia, abrindo espaço para usarem times enfraquecidos nas primeiras fases para ter lugar em uma competição internacional. Por outro lado, permite até aos clubes da Série B o sonho de jogar a Sul-Americana 2015. Se as seis vagas não forem preenchidas por clubes da elite de 2014, quem aparece atrás na ‘fila' são os quatro primeiros colocados da Segunda Divisão do mesmo ano.

A estratégia é a única saída encontrada pela CBF no desgastante calendário do futebol brasileiro. Como a Copa do Brasil é disputada durante todo o ano, os participantes das oitavas de final não teriam datas disponíveis para disputar também a Copa Sul-Americana.