Postado por - Newton Duarte

CBF extingue 'jogo extra' e Brasileirão pode ser definido até em sorteio

CBF extingue 'jogo extra' e campeão brasileiro pode ser definido até em sorteio

O Regulamento Específico do Campeonato Brasileiro, divulgado na última segunda-feira pela CBF, não prevê mais a disputa de um jogo extra em caso de empate persistente entre dois clubes na liderança ao final do torneio. A medida abre a possibilidade de o campeão ser definido por número de cartões ou até em sorteio.

Saiba Mais:

Bahia x CRB :: Arbitragem definida

Bahia x CRB :: Ingressos à venda

Bahia x CRB :: Veja o horário de funcionamento do metrô

Tabela Atualizada da Copa do Nordeste 2015

Tabela Atualizada doCampeonato Baiano 2015

Troféu UTB - Avaliação dos jogadoresTroféu UTB

A possibilidade não existia no Brasileirão do ano passado. Supondo que o Cruzeiro, que foi campeão, tivesse empatado em todos os critérios de desempate com o segundo colocado, seria necessária a realização de uma final para decidir o campeão.

Já nesta edição, se a igualdade persistir em número de vitórias, saldo de gols, gols pró e confronto direto, o título será do time que menos teve atletas expulsos durante a competição. A possibilidade de isso acontecer após 38 rodadas é pequena, mas existe.

Os critérios ainda contêm menor número de cartões amarelos e, em último caso, sorteio. O método já vinha sido usado pela CBF para desempatar equipes igualadas na classificação final, mas no ano passado existia a ressalva para a definição do título. Se ocorrer o mesmo tipo de situação na luta contra o descenso à Série B, os critérios são os mesmos, podendo os clubes serem rebaixados por sorteio.

Confira abaixo a sequência de critérios de desempate no Brasileirão:

Maior número de vitórias;

Maior saldo de gols;

Maior número de gols pró;

Confronto direto, considerando-se os dois duelos entre as equipes empatadas;

Menor número de cartões vermelhos recebidos;

Menor número de cartões amarelos recebidos;

Sorteio.