CBF dá poder a clubes e fragiliza movimento por Liga
Reunião desta tarde satisfez os presidentes dos clubes – Foto: Reprodução Twitter
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu que vai fazer uma mudança importante em seu estatuto na próxima quinta-feira. Em reunião com os clubes na tarde segunda(08), o presidente Marco Polo Del Nero informou que vai dar mais poder a eles, os inserindo no processo de definição do calendário e de formato dos campeonatos. Dessa forma, a entidade praticamente acabou com a mobilização que se iniciava da criação de uma Liga.
Atualmente, há uma norma que permite que a presidência vete qualquer decisão do conselho técnico. A partir da reforma no estatuto, ela não existirá mais.
Diversos dirigentes tinham marcado um encontro nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, logo após a conversa com Del Nero. O anúncio do presidente, porém, satisfez diversos cartolas.
"É uma ideia que já vem de muito tempo, desde a eleição a algumas estão sendo aceleradas. É uma ideia para fortalecer o futebol brasileiro. A partir de quinta, com a reforma no estatuto, não haverá mais o poder do veto que a CBF tinha. Será uma decisão com todos os clubes juntos", disse Walter Feldman, secretário-geral da CBF.
Del Nero será 'sabatinado' na Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, em Brasília. O cartola confirmou presença para prestar esclarecimentos sobre os escândalos da Fifa. O presidente da CBF é aguardado às 14h e será recebido, dentre outros, pelo superintendente de futebol do Corinthians, Andrés Sanchez (PT-SP), o ex-judoca João Derly (PCdoB-RS), e o ex-jogador Deley (PTB-RJ).
Na conversa com os clubes, o mandatário disse aos cartolas que nada teme, que vai enfrentar a CPI e que ainda fará outras mudanças no regulamento interno. Uma das ideias é mudar a situação dos vices em caso de cargo vago. Hoje, o mais velho é quem assume.
Nota Luis Peres @BahiaClub: As entrevistas concedidas após à famigerada reunião tentam mostrar que: "Tá tudo dominado!".
Vão pensando...